sexta-feira, fevereiro 4

Rescaldo do Debate da SIC

Foi ou não foi importante, para os indecisos, que este debate tenha acontecido?
Foi. O debate, propriamente dito, esteve uns furos muito acima daquilo que se tem visto e ouvido nesta deplorável pré-campanha.
Foi possível, por exemplo, ver até que ponto são frágeis as promessas de subir pensões, promover políticas activas de emprego, aumentar salários para a função pública (e ambos prometeram isso já para 2006!), garantindo simultaneamente que os impostos não serão aumentados.
Foi importante o consenso sobre o aumento da idade de reforma ou sobre a equiparação do regime de aposentação dos trabalhadores do Estado ao regime geral de segurança social.
Foi importante perceber a dificuldade em cortar despesa pública.
Foi importante perceber que apostam ambos no crescimento económico para sanear as finanças públicas. Tudo isto foi importante. Não quer dizer que tenha sido suficientemente esclarecedor.

É por isso que, repito, ambos têm de fazer mais e melhor até às eleições. Ninguém ganhou o debate por ter levado argumentos esmagadores. Ou por ter surpreendido com um trunfo na manga. Santana precisava mais deste debate. Precisava de um triunfo incontestável. Não teve. Por isso Sócrates ganhou. É assim que caminha para S. Bento.
(link)
Sérgio Figueiredo, Jornal de Negócios

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

A poderosa máquina de propaganda do PSD entrou em força após o debate da SIC a tecer loas à performance do tosco Santana. O DN, Público, JN consideraram SL vencedor do debate. Deve ter sido outro debate que eu não vi. Não houve lugar a baile, mas Sócrayes ganhou com segurança.

12:34 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home