terça-feira, maio 31

Centro hospitalar Lisboa Ocidental


José Manurel Boquinhas foi incumbido pelo ministro da saúde de organizar o novo Centro Hospitalar de Lisboa Oriental, constituído pelos hospitais de Santa Cruz, Egas Moniz e São Francisco Xavier, o qual deverá entrar em funcionamento a partir de Janeiro de 2006.
Segundo JMB, os principais objectivos desta transformação são a obtenção de ganhos em eficiência e produtividade.
Recentemente, foram eleitos os presidentes dos conselhos de administração dos três hospitais: Rosário Fonseca (Santa Cruz), João Nabais (Egas Moniz) e Alberto Rifes (São Francisco Xavier).

10 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Muito tenho lido neste blog acerca da competência dos Administradores Hospitalares e da absoluta urgência de os hospitais serem por eles geridos.
Também tenho lido muitas críticas às nomeações que foram feitas pelo anterior Ministro e às reconduções feitas pelo actual titular da pasta.
Devo confessar por isso que estou bastante curioso para ler as críticas feitas à eleição dos presidentes dos conselhos de administração dos hospitais Egas Moniz, Santa Cruz e São Francisco Xavier. Principalmente no hospital Egas Moniz em que foram substituídos administradores hospitalares, competentes e de provas dadas designadamente aquele que era o seu presidente, por alguém que até há bem pouco tempo era presidente dos serviços sociais e que não tem nenhuma experiência de gestão hospitalar.

10:15 da manhã  
Blogger xavier said...

Alguém sabe os critérios que estão a ser utilizados pelo ministro?
O Dr. João Silveira Ribeira por certo foi substituído pelas mesmas razões que levaram o ministro a reconduzir o Conselho de Administração do Hospital do Barreiro.
Nós e alguns colegas AH já tentámos aqui discutir o problema das colocações.
Caímos, no entanto, sempre no mesmo: as pequenas e grandes histórias de fulano que foi substituído/nomeado por isto e aquilo.

11:56 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Pois ... mas são estas «pequenas/grandes estórias» que fazem a história da gestão dos serviços de saúde, nos ultimos anos,em Portugal.
As pequenas/grandes estórias só acontecem porque, desde há anos,a nomeação de membros para os CA,s dos HH não se tem feito com base na «história» da qualificação e do mérito.
Caro Xavier...estaremos todos disponiveis para um debate mais aprofundado acerca da matéria em causa, mas...concordará, as «pequenas/grandes estórias acerca de fulano ou beltrano» são a nossa (da gestão das unidades de saúde do SNS)unica história.
Cumprimentos.

11:02 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Mais flagrante ainda será o caso do S. Francisco de Xavier!!!
Que belo personagem vai ocupar aquela cadeira!
Este país é só rir e este Correia de Campos não pára de me surpreender (pela negativa)...tinha tanta admiração por ele na Escola Nacional de Saúde Pública!

12:25 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Boquinhas preside a três SA de Lisboa


Jornal de Notícias


O ex-secretário de Estado da Saúde José Miguel Boquinhas foi nomeado presidente dos conselhos de administração dos hospitais de Santa Cruz, S. Francisco de Xavier e Egas Moniz, três hospitais transformados em sociedades anónimas (SA). O até agora director do serviço de Nefrologia do Santa Cruz será comum - juntamente com Manuel Roque Santos como vogal executivo - às três administrações até ao fim do ano. Os três SA passarão então a ser um só o Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental. A junção, anunciada pelo ministro da Saúde, visa "rentabilizar recursos dada a proximidade geográfica", explicou, ao JN, fonte da Unidade de Missão que coordena os SA.

"Ganha-se em complementaridade e em sinergias entre instituições", adiantou-nos José Miguel Boquinhas, que foi secretário de Estado da ministra Manuela Arcanjo. O projecto passa por integrar serviços "de pouca dimensão" nas valências do mesmo tipo de unidades mais procuradas, permitindo "mais eficiência em qualidade de saúde e em termos económicos". Disse, ainda, que "em vez de 15 administradores, haverá só sete, tal como o director clínico e o enfermeiro director será o mesmo nas três unidades". Entre os profissionais de saúde, "poderá haver redução de chefias intermédias". Ivete Carneiro

1:48 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

O Dr. Rifes saíu mesmo na Rifa aos doentes e trabalhadores do HSFX.
Deixa-se o desafio ao Dr. Boquinhas (e ao seu patrão) C. Campos: publiquem o currículo do Dr. Rifes e demonstrem que é melhor do que os anteriores administradores!
O Dr. Boquinhas consegue ser médico, professor, director de pós-graduação na Lusófona e presidente de três hospitais! É obra!

1:22 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

O texto que se segue foi dirigido a um Gestor na sequência da sua saída do hopsital SA.
A subscritora é trabalhadora da área médica e nunca "trabalhou" na dependência directa do destinatário do texto. Tem muitos anos de carreira de enfermagem.
"Tenho pena que se tenha ido embora, sobretudo quando se sentia que agora
tudo começava a correr sem grandes "calhaus" para demover.
Não sou muito amiga da Política tal qual existe, embora saiba que é
imprescindível existir. No entanto acho que deveria haver linhas
orientadoras para a Saúde e Educação, independentemente do Partido que
esteja no poder. Sinto pena de não ver crescer este País de que tanto gosto.
Agora que se começava a ver os frutos, acaba tudo e volta a recomeçar de
novo".
Tal como diz o Povo, cego é aquele que não quer ver. Correia de Campos não quis e não quer ver...

1:45 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Perante a postura dos novos administradores do São Francisco Xavier já ouvimos dizer: que saudades do Dr. Teixeira.
Aquele ex-gestor do Hospital, ao menos trabalhava de porta aberta, circulava frequentemente pelos serviços e criticava os que "em vez de estarem a trabalhar" perdiam tempo nos bares (era vê-lo, quase diariamente, a tomar o seu café ... mas ... sempre deixando a ideia de que ia mais para "controlar" o que se passava) e refilava por aquilo que via.
Quando lhe pediam mais pessoal era ouvi-lo dizer: deixem de passar o tempo no bar e não precisam de mais unidades de trabalho.
Era o último a sair e ao fim de semana, frequentemente, o vimos ou no seu gabinete ou de "visita" às urgências.
Que se soubesse não praticava desporto (?)e trepava pelas paredes quando lhe eram pedidos novos contratos de pessoal.
O que agora aqui se diz é que se tinha um grande defeito: era do PSD!...

10:44 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

O Dr. António Teixeira (acho que era o mesmo que era director do jornal do hospital) meteu-se um pouco com os médicos, que deviam estar a trabalhar e não estavam; meteu-se um pouco com os professores que deviam estar a tratar de doentes e estavam a dar as aulas (no próprio hospital; meteu-se com os horários acrescidos de enfermeiros não devidamente justificados. Até parecia que o HSFX era dele...Parecia o tio patinhas. Implicou com o exagerado número de TR's para exames no exterior, etc, etc.. Consequentemente, era um homem a abater!...E foi abatido por CC.

6:53 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

O São Francisco Xavier teve uma equipa gestora que deixou a sua marca. Não houve greves nem contestação no Hospital durante a sua adminstração. Foram pagas aos médicos as famosas horas extraordinárias pela tabela das 42 horas semanais com exclusividade. Foi dada sequência aos concursos que estavam a decorrer em 2002 e em 2004 foram abertos novos concursos (duas dezenas, pelo menos) em todas as áreas permitindo a progressão na carreira de mais de um centena de funcionários. A produção e os resultados financeiros foram os que se podem ver nos seus relatórios (página net hospitaissa). Hoje sabemos bem mais do que se faz no Hospital graças à informatização.
E sobretudo, se a fusão com o Egas e o Sta. Cruz não der barraca (o que é pouco provável)dentro de pouco tempo teremos o novo edifício a funcionar para bem dos utentes e trabalhadores do Hospital, graças à luta travada pelo CA e particularmente pelo Eng. F. Carmo seu presidente.
Será que a nova Directora Clínica tem "Esperança" no sucesso do São Francisco Xavier? Ou será que se vai transformar o edifício materno-infantil num pavilhão da Faculdade?!

8:40 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home