segunda-feira, maio 30

Anteprojecto dos EPE


De acordo com Pedroso de Lima, presidente da Unidade de Missão, o anteprojecto definitivo para transformação dos 31 hospitais SA em Entidades Públicas Empresariais (EPE) vai ser apresentado ao governo na próxima semana.(link)
Após a aprovação deste diploma parece-nos a altura ideal para o ministro da saúde, António Correia de Campos, proceder à substituição geral dos gestores nomeados por Luís Filipe Pereira.

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

A informação constante desta notícia parece-me de extrema importancia.No entanto permaneço com algumas dúvidas que exponho a seguir e, relativamente às quais peço a todos quantos participam no SaudeSA, nomeadamente ao autor da «noticia» me ajudem a esclarecer:

1ªDuvida:
Qual a lógica subjacente ao facto de o ante-projecto para a transformação dos HHsa em HHepe ser elaborado pela Unidade de Missão dos HHsa?

2ªDuvida:
Tem sido dito que os CA,s da maioria dos HHsa foram «reconduzidos» e, em poucos casos(exemplo do H.Padre Américo-Vale do Sousa),nomeados novos CA,s.
Assim como será possivel conceber a ideia da sua «substituição geral» aquando da entrada em vigor do estatuto dos HHepe?

A todos quantos possam ajudar a esclarecer as dúvidas apresentadas o meu Muito Obrigado!

4:52 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Com a Unidade de Missão, sejam SA's ou EPE's, os hospitais não irão muito longe. Aquela estrutura que aparentemente parece leve, tem sido uma coutada das empresas ditas consultoras na área da saúde. Grandes negócios se fazem ... mas como todos vão comendo (uns mais outros menos) não fazem muitas ondas. Era bom saber-se quanto milhões de euros foram gastos com as ditas empresas em estudos, projectos, etc.. O desplante foi tão grande que até as as contratações de trabalhadores para os hospitais passaram a ir a parecer da Unidade de Missão no exemplo da mais refinada burocracia pois nem sequer a Unidade de Missão tinha poderes para decidir nessa matéria.
E são estes os que agora vão tratar das EPE's (talvez até se justifique porque no fundo a tendência é o regresso ao passado).
Ps.: Atenção Administradores Hospitalares: estão a surgir vários cursode de mestrado e pós-graduação em gestão dos serviços de saúde - agora mais um na Lusófina dirigido pelo Dr. J. M. Boquinhas. O vosso reinado está a chegar ao fim. Ou voc~es passam a ser gestores hospitalares ou então como administardores terão poucas hipóteses.

11:01 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home