quinta-feira, julho 21

Educação Sexual

Nos EUA, o início da actividade sexual dos adolescentes ocorre, em média, aos 16 anos idade para os rapazes e 17 anos para as raparigas. Entre os treze e dezoito anos de idade, 45% das raparigas e 48% dos rapazes declaram ter actividade sexual.
Todos os anos 900 mil adolescentes engravidam. Apesar de receberem educação sobre métodos anticoncepcionais e doenças sexualmente transmissíveis (DST), só 63 % das raparigas refere ter usado preservativo na última relação. 90% das adolescentes com idades entre os 18 e 19 anos, têm gravidezes indesejadas (50% nas mulheres adultas).
Por sua vez, os programas de abstinência, de que presidente Bush tanto gosta, que custam ao Estado cerca de 73,3 milhões de euros por ano, não têm tido qualquer influência no decréscimo da actividade sexual dos adolescentes, das gravidezes e das infecções por doenças sexualmente transmissíveis
Teenagers need contraceptive advice, not just abstinence counselling (link)

5 Comments:

Blogger xavier said...

A Comissão liderada pelo psiquiatra Daniel Sampaio do qual também fazem parte o ginecologista Miguel Oliveira da Silva e Margarida Gaspar de Matos, especialista em Saúde e Educação - está encarregue de, no prazo de um ano, avaliar os projectos de educação sexual desenvolvidos em cada estabelecimento de ensino. Devido à ausência de um currículo decidido ao nível do poder central, aqueles têm sido adaptados autonomamente por cada escola.

Neste momento, a tutela mantém protocolos com a Associação para o Planeamento da Família, o Movimento Defesa da Vida e a Fundação Portuguesa A Comunidade contra a SIDA, que ajudam as escolas a desenvolver os referidos conteúdos. Depois de feito o levantamento no terreno, caberá à comissão independente propor um novo modelo de educação sexual.

É sabido que Daniel Sampaio não é adepto de um modelo transversal, que se dilua pelas várias disciplinas curriculares, pelo que a hipótese de criação de uma disciplina abrangente de Formação Cívica, onde os conteúdos de educação sexual estivessem presentes, ganha mais força.

1:05 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Diz-se no texto apresentado que o presidente BUSH gosta (tanto) dos programas de abstinência!...
Critica-se porque na verdade o verdadeiro presidente dos EUA em matéria de educação sexual era o Clinton. esse é que era o verdadeiro lutador contra as doenças sexualmente transmissíveis. Jogava por debaixo da mesa (secretária) e recorria, ao que se sabe, à higiene oral! E sabe-se como os ácidos estomacais são poderosos!

1:32 da manhã  
Blogger xavier said...

A falta de dados estatísticos sobre esta matéria em Portugal.
O inquérito de fecundidade do INE não tem os dados que pretendíamos.
Entre os 15 e 19 anos verificam-se emPortugal 100 IVG por cada mil grávidas.
35% das grávidas são solteiras (50% nas mulheres adtas).
Só 28,9% das adolescentes declararam ter programado a gravidez (64,3% nas mulheres adultas).

12:15 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Xavier ver aqui: http://www.dgsaude.pt/upload/membro.id/ficheiros/i006870.pdf

12:29 da tarde  
Blogger xavier said...

Agradeço o link.

1:18 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home