Preço dos Medicamentos
Estudo do Infarmed confirma que Portugal tem os preços mais altos em relação aos países de referência.
Todos sabemos que os preços dos medicamentos, comercializados em Portugal, devem ser inferiores aos praticados nos países de referência: Espanha, Itália e França.
A ANF, num estudo recente, efectuado com base na amostragem dos 100 medicamentos com maior peso na despesa do Estado, concluiu que os preços destes medicamentos são superiores aos dos seus equivalentes nos países de referência (Espanha, França e Itália).
A ANF concluiu, ainda, que se a actual lei fosse cumprida, poderia haver uma poupança de 227 milhões de euros só com os 100 medicamentos mais vendidos.
A ANF concluiu, ainda, que se a actual lei fosse cumprida, poderia haver uma poupança de 227 milhões de euros só com os 100 medicamentos mais vendidos.
Governo e Apifarma apressaram-se a desmentir as conclusões deste estudo da ANF.
O Infarmed veio agora divulgar um estudo desenvolvido nos primeiros seis meses do ano passado onde conclui que, dos 150 medicamentos mais vendidos em Portugal, cerca de 80% são mais baratos em Espanha. Segundo este estudo, "se a lei fosse cumprida", a poupança do Serviço Nacional de Saúde rondaria os 100 milhões de euros por ano (link)
Temos, por conseguinte, que as conclusões dos Estudos da ANF e do Infarmed são idênticas. Segundo o Infarmed a intenção do Governo anterior seria a de alterar a legislação, introduzindo um mecanismo que obrigasse a que o preço dos medicamentos portugueses estivesse sempre em linha com o mais barato dos países de referência.
Tudo bem. A "oportunidade" da divulgação do referido estudo, nesta altura do campeonato, é que nos parece uma pequena maldadezinha.
3 Comments:
Oh Avelino vá brincar pró...! Escreva português se souber. Se não sabe...vá p'rá ESCOLA.
Coitadinho...não há mesmo nada a fazer-lhe!
Este tipo de diálogos não adiantam nada. Antes pelo contrário.
Temos que ter pedalada para suportar as diferenças, diversidade de opiniões e estilos de cada um.
Um abraço.
Enviar um comentário
<< Home