sábado, julho 9

Mercado do Medicamento - Maio 2005


O Mercado Total (*) registou de Janeiro a final de Maio/051,313,024,666 euros de vendas a PVP, um aumento de 6.5%, relativamente ao período homólogo do ano anterior (1,232,618,842 euros).

O Mercado de Medicamentos Genéricos, de Janeiro até final de Maio/05, registou o valor de 156,504,603 euros de vendas a PVP, crescendo à taxa de 90.7%, relativamente ao período homólogo do ano anterior, atingindo uma quota de mercado de 11.92% (a taxa de mercado média de 2004 foi de 7.90%).

A taxa de crescimento homóloga da despesa com medicamentos Jan/Maio, relativamente ao mês anterior, baixou de 6.7% para 6.5% .
A quota de mercado dos medicamentos genéricos continua a evoluir favoravelmente (11,68% (mês anterior) para 11.92%)
(*) Não inclui o mercado hospitalar.
A despesa com medicamento continua sob controlo como o demonstra a taxa de crescimento de 6.5%. Quando da anterior passagem do CC pelo MS, as taxas de crescimento da despesa com medicamentos eram sempre de dois dígitos. Ele agora até deve estranhar quando lê os relatórios.
Dadas as medidas extraordinárias de controlo da despesa, tomadas por este Governo, com efeito prático já a partir do último trimestre do corrente ano, assim pensamos (fim da taxa de majoração dos genéricos, descomparticipação dos medicamentos a 100%, redução do preço dos medicamentos de 6% (3%, farmácias e armazenistas + 3%, Indústria- ou comem todos ou não há justiça ), a taxa de crescimento da despesa com medicamentos terá, forçosamente, de baixar. Veremos.

5 Comments:

Blogger xavier said...

O início do controlo da despesa com medicamentos, um dos muitos objectivos conseguidos pela equipa liderada pelo Dr. Rui Santos Ivo.

3:32 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

O Infarmed controla as despesas com medicamentos? Como?
Não há aqui mérito de Luís Filipe Pereira?
Como diz Xavier SA veremos o futuro.

4:15 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Com o Luís Filipe Pereira, pela primeira vez, a política do medicamento implementada ousou enfrentar o poder dos lobis desenvolvendo medidas que levaram ao controlo da despesa com medicamentos (sistema de preços referência (SPR) dinamização do mercado de genéricos).

12:47 da manhã  
Blogger xavier said...

Ao Infarmed coube o lançamento do processo de revisão de preços que não era desenvolvido há alguns anos.
Todo o lançamento da campanha de dinamização do mercado de medicamentos genéricos.
O lançamento do Sistema de Preços Referência (SPR).
Quem acompanhou o lançamento da política do medicamento no tempo do LFP, sabe que foi o Infarmed o grande influênciador no lançamento dos grandes projectos desta área.
O Infarmed, quanto a mim, não foi um simples executante tendo um papel relevante na tomada de decisão das medidas implementadas.
Daí o grande mérito do CA cessante.

2:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

A retirada da majoração de 10% em relação ao preço dos genéricos vai ter influência negativa na dinamização do mercadop dos genéricos. Era necessário fazer acompanhar esta medida de algumas acções de protecção do mercado de genéricos.

2:19 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home