sexta-feira, agosto 12

Gripe das Aves


Continuam as preocupações. Além do avanço da gripe das aves na região Siberiana, diversos peritos têm feito inúmeras críticas à operacionalidade da nova vacina.
Como fizemos referência aqui na SaudeSA, o US National Institutes of Health (NIH) apresentou, recentemente, os resultados preliminares dos ensaios da vacina contra a gripe da aves, demonstrando que duas doses de uma concentração elevadíssima da vacina (90 µg) são necessárias para produzirem a resposta de imunização necessária à protecção de seres humanos. As vacinas contra a gripe usam, normalmente, concentrações de 15µg, sendo necessária a administração de apenas uma dose. (link)

A avaliar pelas declarações de alguns cientistas o cepticismo em relação à nova vacina é elevado: "Needing two doses of 90µg is the worst-case scenario," says James Robertson, principal scientist of the virology division of the UK National Institutes for Biological Standards and Control in Potter's Bar. "You are not going to get very far with that."

4 Comments:

Blogger Peliteiro said...

E o que me diz da compra de Tamiflu pelo MS?

3:43 da tarde  
Blogger xavier said...

Vacina para prevenir.
Tamiflu para combater os casos de gripe diagnosticados.
Do que conheço, o acordo comercial estabelecido com o laboratório fornecedor (encomendas conforme as necessidades) parece-me correcto.

4:25 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Apesar de as autoridades do Cazaquistão garantirem que a situação está sob controlo, uma estirpe mortal da gripe das aves que pode infectar os seres humanos chegou a mais três cidades do país, declarou uma fonte oficial do Ministério da Agricultura. A gripe das aves continua a espalhar-se e foi detectada numa cidade que faz fronteira com a Rússia, onde ontem foram mortas mais de dez mil aves doentes.
JP 12.08.05

8:21 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Agradeço o link do excelente artigo da Nature.
A SaudeSA tem dispensado uma cuidada atenção`à avian flu.
Excelente serviço público.

1:17 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home