domingo, outubro 9

Dez Anos

O Hospital Fernando da Fonseca, conhecido por toda a gente como Amadora Sintra, está prestes a comemorar dez anos de existência.
A gestão privada deste hospital, assegurada por uma Sociedade constituída pela José de Mello Saúde, a Associação Nacional das Farmácias, a HLC e a Génèral de Santé, tem protagonizado ao longo destes anos alguns processos complicados, o mais grave dos quais foi dirimido pelo tribunal arbitral, nomeado pelo ex ministro da saúde, Luís Filipe Pereira, que condenou o Estado a pagar 38,2 milhões de euros de indemnização ao grupo gestor privado.
Mais recentemente, as autoridades de saúde da região de Lisboa aplicaram ao Hospital Amadora Sintra duas multas por encerramento da urgência do serviço de ginecologia/obstetrícia sem comunicação prévia atempada à ARS e por falhas graves no serviço de infecciologia devido à falta de profissionais
(link)

Ao comemorar dez anos de existência, justificar-se-ia, no nosso entender, o desenvolvimento de um estudo exaustivo, efectuado por uma entidade idependente, para apuramento das vantagens para o Estado e para os doentes desta experiência de gestão privada de uma unidade hospitalar do SNS.

Mas a decisão do ministro da saúde, António Correia de Campos, sobre esta matéria já está tomada. Há que fazer replicar esta experiência ( no seu entender positiva) para aumentar os níveis de concorrência entre hospitais do SNS. Não vemos como.

1 Comments:

Blogger xavier said...

O ESTADO tem de pagar 38,2 milhões de euros à sociedade gestora do Hospital Amadora-Sintra por incumprimento do contrato em 2000 e 2001. A decisão do tribunal arbitral, criado para dirimir o conflito entre o Ministério da Saúde e o Grupo Mello, foi tomada por unanimidade e é inteiramente favorável ao segundo. O Estado alegava ser credor de 77,9 milhões de euros. O acórdão do tribunal arbitral, a que o EXPRESSO teve acesso, contraria também a tese do Tribunal de Contas, que acusou os dirigentes do Ministério de atitude negligente no cumprimento deste contrato, exigindo-lhes 80 milhões de euros de indemnização por danos ao Estado. »
Semanário expresso

1:50 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home