sexta-feira, março 24

Dia Mundial da Tuberculose


A incidência da tuberculose em Portugal é de 33,7 novos casos por cada cem mil habitantes, sensivelmente o dobro da incidência dos restantes países da União Europeia. Nas áreas metropolitanas de Lisboa, Porto e Setúbal, a taxa de incidência média anual é superior a 40 novos casos por 100 mil habitantes.
Portugal é o terceiro país da União Europeia com mais casos de co-infecção VIH/sida e tuberculose, a seguir à Espanha e França.
Neste contexto não faz sentido encerrar unidades especializadas como o Hospital Joaquim Urbano (HJU) com um papel determinante na luta contra a tuberculose na zona metropolitana do Porto.

1 Comments:

Blogger tonitosa said...

O encerramento do HJU sempre poderá permitir poupar uns trocos. E uma vez "mortos" os doentes deixam de contribuir para o agravamento das despesas de saúde (passe a ironia).
Sinceramente acho que o MS anda a fazer muito mal as contas e a ser iludido com as poupanças do encerramento de serviços.
E é pena pois está a perder-se mais uma oportunidade para uma verdadeira e autêntica melhoria do SNS.
Ponha-se a política de parte. Façam-se contas. Mexa-se no que na verdade é essencial e estrutural e os resultados serão outros, para melhor.

12:28 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home