segunda-feira, março 20

Discussão da Carreira (II)


Acabo de chegar, de ligar a Internet e de ver o documento da APAH (link)
A uma primeira leitura rápida, apraz-me desde já dizer o seguinte:
1º- Antes de mais felicitar o Xavier e o Saudesa, por colocar o documento à discussão pública. É importante que os AH debatam o documento da APAH, como é importante ouvir a opinião da «sociedade civil» (dos nossos amigos, em primeiro lugar: Tonitosa, Lisboaearredores e outros comentadores não-AH deste blogg) sobre o que pensam. Já conhecemos as ideias de muitos, é importante conhecer as ideias de todos, nem que seja para repetir o que aqui tem sido dito, sistematizadas à volta deste documento.
2º- Felicitar o Manuel Delgado e a APAH por este passo, que me parece decisivo para o futuro imediato da carreira e, talvez mais do importante do que a carreira, da profissão de AH. Muitos de nós gostariam que este passo já tivesse sido dado. Pensando bem, contudo, talvez agora tenha sido o momento certo:
2.1. Muitos AH regressaram aos CAs dos HH; outros retomaram, com dignidade funções de que se encontravam arredados; noutros casos, pela negativa, também podem colher ensinamentos sobre o comportamento de alguns AH. Tudo somado, pode dizer-se que hoje podemos debater algumas questões com melhor conhecimento de causa do que há algum tempo atrás.

2.3. Hoje tem-se melhor ideia do que pretende fazer CC com a Saúde, podendo perspectivar-se mais claramente qual o papel a reservar para os AH;

2.4. A afirmação do Saudesa como uma voz reconhecida e de prestígio nos meios da Saúde, permite-nos alargar o debate a gente séria, competente e com vontade de contribuir para a reflexão da saúde e, por inerência, também sobre o papel dos AH;

2.5. A posição política do Governo e de CC pode hoje também ser mais transparente.
A oportunidade para o debate parece-me, assim hoje melhor do que ontem.

Para melhor disciplina da discussão e sem prejuízo da liberdade de opinião de cada um seria útil utilizar como guião o conjunto de questões que são formuladas no documento pela APAH.

A seu tempo procurarei também alinhavar algumas ideias.

Finalizo, acrescentando que, a conjugação objectiva de esforços que neste momento aqui se verifica entre o Saudesa e a APAH pode vir a contribuir em muito para que se possa vir a fazer a revisão que a carreira merece e o país e os hospitais precisam.
Vivóporto

Etiquetas:

4 Comments:

Blogger ricardo said...

Se não faz é teórico.
Se faz é porque faz.
A única razão do Zé povinho é que está a ser vítima dos maus exemplos e erros do passado.

Vamos ler com atenção os documentos da APAH para tentar dar uma achega à discussão.

Era bom que a SaudeSA fosse fazendo um relato das conclusões das diversas reuniões.

12:11 a.m.  
Blogger tambemquero said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

1:28 a.m.  
Blogger tambemquero said...

Mais uma vez parabéns ao vivóporto pela dinamização das matérias que dizem respeito aos AH.

Faço votos para que os AH compareçam em massa nas três reuniões.

O comunicado da APAH é claro ao estender a participação a sócios e não sócios (e , certamente, sócios com quotas em atraso)

1:30 a.m.  
Blogger saudepe said...

A iniciativa é de louvar.
Vamos ver se o MD faz o trabalho bem feito.
Já sabemos que as carreiras acabaram. Falta saber o que vamos fazer com o cadáver.

9:21 a.m.  

Enviar um comentário

<< Home