terça-feira, março 21

Hospital Joaquim Urbano

joão semedo




Vamos defender o HJU
A ARSN, propôs ao ministro da saúde o encerramento do Hospital Joaquim Urbano (HJU) e a integração dos seus serviços no Hospital Geral de Santo António (HGSA).(link)(link)

O HJU
possui o único Centro de Terapêutica Combinada (CTC) do país para tratar toxicodependentes com VIH-sida e/ou tuberculose. Este Centro regista uma taxa de adesão de 90% dos doentes aos programas terapêuticos (que não abandonam a medicação).
Segundo o director do HJU, João Semedo a integração no HGSA põe em causa uma metodologia "não convencional de tratamento", garantia do "sucesso da adesão" por doentes relutantes. A própria gestão centralizada das grandes unidades não permite a autonomia necessária ao bom funcionamento de um serviço ambulatório como o CTC, ou à metodologia do todo o HJU, com "uma ligação única à comunidade", ultrapassando os três mil e quinhentos doentes infectados com VIH/Sida diagnosticados e tratados ano.

2 Comments:

Blogger helena said...

Qualquer decisão que seja tomada por CC deverá ter em atenção a qualidade do trabalho desenvolvido pelos profissionais do HJU relativamente ao atendimento dos doentes toxicodependentes e com VHI/Sida.

12:05 da tarde  
Blogger tambemquero said...

Com tanto hospital a fechar em Lisboa, a sorte a algum havia de calhar na cidade do Porto.

1:46 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home