quarta-feira, agosto 30

Boas Contas, Bons HHs

HNSR - Barreiro

(...) Além da avaliação de Bruxelas, o titular da pasta da Saúde explicou que a decisão de voltar a passar alguns hospitais para o SPA só será tomada no final do ano. «Vamos esperar até ao final do ano para ver como evolui o desempenho destes hospitais», afirmou o ministro, que fez questão de defender que «o regresso ao SPA pode ser a única forma de manter os hospitais em vida activa», já que «sem boas contas não há bons hospitais». link

No entanto, Correia de Campos não exclui a possibilidade de demitir os gestores das unidades em causa «quando e se concretizar-se a mudança de estatuto» para o SPA. Porém, o ministro da Saúde foi claro ao defender que a demissão dos administradores não é, no seu entender, a melhor solução: «O meu papel não é ser aplicador de castigos. E um processo de demissão fora do prazo cria um trauma muito difícil. É uma decisão que pode ser recorrida e pode ser exigente do ponto de vista da responsabilidade financeira».
fábrica de conteúdos

Demitir os gestores hospitalares que não cumprem os objectivos que se propuseram, não deve ser entendido, no meu entender, como um castigo mas sim como mero acto de gestão. Não se trata de penalizar mas de acorrer, ajudar os hospitais a readquirirem novas dinâmicas, capazes de os fazerem ultrapassar as dificuldades em que se encontram. A nomeação e substituição de gestores deve constituir uma prática corrente da gestão que, por certo, muito contribuirá para a melhoria da gestão dos nossos hospitais.

3 Comments:

Blogger Farmasa said...

Os governos querem ter SA e EPE para ganhar agilidade e flexibilidade. No entanto, quando se trata de avaliar os gestores e fazê-lo de forma consequente... já é muito díficil.

Desculpem voltar à comparação com o mundo empresarial, mas outra coisa não pode ser feita quando se pretendeu atribuir estes novos estatutos aos Hospitais. Então se um administrador de uma empresa é responsável por resultados desastrosos, alguém no seu perfeito juízo, acha que os accionistas o vão manter por lá? Pagam o que têm a pagar e vem outro. Agora, cuidado! Todos estes pormenores fazem parte da negociação inicial. o gestor sabe que está sempre a ser avaliado. Tanto pode ter um bónus chorudo, como pode ser posto a andar. Ele sabe que a sua segurança no posto de trabalho será o reflexo do seu desempenho.

Nos Hospitais, nada disto sucede. A demissão é um castigo muito pesado com graves consequências financeiras... Pronto, vamo-nos resignar! Mais vale continuar com tudo tal e qual como está, pois assim não se pagam indemnizações! Lá está: criou-se um sistema com as vantagens do mundo empresarial no que diz respeito aos direitos dos gestores, mas sem os inconvenientes da "accountability".

Que visão, esta!

10:05 da manhã  
Blogger ricardo said...

Aqui está o exemplo de uma comunicação clara e por isso esclarecedora de CC a desfazer uma série de eventuais equívocos relativamente ao anunciado regresso de alguns HHs EPE ao SPA.

Como não há bela sem senão, lá vem a questão da substituição dos gestores incumpridores como castigo caro para o erário público.

Senhor ministro, mude-se a lei. Estabeleça-se no contrato de gestão uma série de cláusulas cujo incumprimento implique a demissão dos gestores.

O despedimento de um gestor hospitalar por comprovada incapacidade de levar as coisas por diante poderá fazer mais pela boa gestão dos hospitais do que à primeira vista possa pensar-se.

A institucionalização da regra do despedimento por incumprimento de objectivos, representará, senhor ministro, para a boa gestão dos hospitais meia guerra ganha.

11:14 da manhã  
Blogger tambemquero said...

O presidente da Câmara do Barreiro, Carlos Humberto, defendeu hoje que o hospital distrital não pode continuar "em acto de gestão corrente", criticando o Ministério da Saúde por falta de resposta aos pedidos da autarquia para uma nova administração.
"Este conselho de administração foi nomeado e o seu tempo já chegou ao fim. Está agora num acto de gestão corrente, o que não é aceitável para uma administração que gere um hospital com cerca de 220 mil utentes e que é dos principais empregadores da região", sustentou o autarca.

Na semana passada, o presidente da Câmara do Barreiro afirmou que a actual gestão do Hospital de Nossa Senhora do Rosário está demissionária, uma informação desmentida na terça-feira pelo conselho de administração.

Também contrariando declarações do edil, o conselho de administração considerou que "não estão identificados quaisquer inconvenientes ou prejuízos para utentes e profissionais" decorrentes da actual gestão. Carlos Humberto discorda desta posição, defendendo que a situação causa inconvenientes aos trabalhadores e aos utentes.

"O actual conselho faz todos os esforços para que o hospital funcione correctamente, mas podem tomar umas decisões e outras já não" por estarem em gestão, disse Carlos Humberto.

O autarca criticou ainda o Ministério da Saúde por não ter tomado uma decisão sobre o assunto e por não responder ao pedido de reunião, "solicitada há vários meses" pela autarquia.

"Já pedimos ao ministério que nomeasse o representante [não executivo] que a autarquia tem direito por lei no conselho de administração e solicitamos uma reunião, mas não obtivemos resposta", garantiu Carlos Humberto.

O presidente da Câmara do Barreiro espera que seja "nomeado em breve" um conselho de administração "de carácter definitivo", garantido que a autarquia "vai continuar atenta" ao desenrolar da situação.

Carlos Humberto acrescenta que está previsto que em Setembro o ministério "tome uma posição" sobre a actual situação do hospital.
JP

12:58 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home