domingo, agosto 27

O elo forte da política de CC


Há um elo forte na política de saúde do actual governo? Há, inquestionavelmente. Esta peça da corrente sistémica que constitui o Serviço Nacional de Saúde (SNS) consiste na criação das Unidades de Saúde Familiar (USF). Embora só representem parte do que é necessário alterar na rede de cuidados de saúde primários para que as respostas dadas por este patamar de cuidados cubram mais ampla e continuadamente as necessidades da população, se os seus objectivos principais conseguirem ser alcançados poderemos estar na presença de um exemplo de boas práticas de gestão da mudança potencialmente replicável para outros sectores do SNS, com importantes consequências no reforço da componente pública do sistema de saúde. link
cipriano justo, semanário expresso, 26.08.06
CC, preocupado com o apoio político a dar a este projecto, visitou na última semana o Centro de Saúde de Fafe onde está prevista a criação de três USF: Novo Cuidar (6 médicos, 6 enfermeiros e 5 administrativos), Sentinela (6 médicos, 7 enfermeiros e 4 administrativos) destinadas a assegurar o atendimento de 12.000 utentes cada e Arões-Regadas (5 médicos, 7 enfermeiros e 5 administrativos) que propõe-se assegurar o atendimento de 9.000 utentes. O Centro de Saúde de Soares dos Reis, em Gaia, onde está prevista a criação de três USF para dar cobertura a 42 mil utentes. Cada USF terá oito médicos, oito enfermeiros e seis administrativos.
O processo de implementação das USF está em marcha com entusiasmo e dedicação, assim parece, de todos os intervenientes.