segunda-feira, agosto 28

A privatização prossegue


A José de Mello Saúde (Somague) e a Espírito Santo Saúde (Mota Engil) passaram à segunda fase de negociação do concurso para a construção e gestão do Hospital Universitário de Braga que vale 1,18 mil milhões de euros. link
A privatização do SNS prossegue inexorável. Sem preconceitos ideológicos. Em defesa dos utentes. As empresas privadas, depois de LFP, robusteceram-se, maturaram, e aí estão, prontas para assumir o negócio de muitos milhões. O Estado vai conseguir, finalmente, suster a despesa com a saúde. É estado de perfeição. Com os utentes a pagar os cuidados. E o SNS liquidado.

3 Comments:

Blogger saudepe said...

A política de saúde, expurgada de todo o folclore, deve ser avaliada em relação ao projecto das parcerias.

CC não só manteve como alargou o projecto das PPPs para a construção de novos hospitais do seu antecessor, LFP.

Concluído o projecto das PPPs que até agora se conhece teremos privatizado mais de um terço da oferta hospitalar do SNS, tudo financiado e pago pelos nossos impostos.

Esta é uma alteração estrutural da oferta de cuidados de saúde com profundas repercussões na nossa democracia.

10:03 da manhã  
Blogger coscuvilheiro said...

Cipriano Justo num artigo publicado no semanário expresso considerava o projecto de criação das USF o elo forte da política de CC, que irá reforçar a componente pública do SNS.

Vamos ter Unidades de Saúde Familiares, geridas por médicos com uma ampla autonomia, pagas por capitação, a articular com os novos HHs PPP de gestão privada para a formação de Unidades de Saúde.
Este é o Elo fraco da Política de Saúde de CC, que determinará a matriz dos nossos cuidados de saúde, de prestação maioritariamente privada, financiado pelos nossos impostos e por co-pagamentos dos utentes.

Será isto então um sistema de Saúde do tipo SNS?
Penso que não.

CC preparou-se toda a vida para ser o ministro da saúde capaz de por termo à maior conquista de Abril: O SNS.

Temos que iniciar uma subscrição pública para lhe erigir uma estátua a colocar no Parque da Saúde, junto da Central de Incineração do SUCH.

1:45 da tarde  
Blogger helena said...

Essa da Estátua no Parque da Saúde é boa !

Vamos ter cuidados de proximidade, de estetoscópio para os cidadãos pobres, que não têm posses para pagar os cuidados de saúde.

Quem se aguentar com os co-pagamentos vai para os hospitais públicos de gestão privada.
Os ricos vão para os hospitais com coquepite do BES.

A Saúde a cada um, conforme as suas posses.

É o que, o nosso ministro anda a construir. Merecedor de uma grande estátua.

8:29 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home