domingo, agosto 27

Tarefa gigantesca

"Se os doutores e enfermeiros nos ajudarem com mais sobriedade terapêutica na prescrição e no uso de meios de diagnóstico, com certeza que poderemos dar-lhes também mais ajuda". Em tom de brincadeira, o ministro da Saúde respondeu com um claro pedido de contenção de custos ao pedido de ajuda financeira dos responsáveis do Centro de Saúde Soares dos Reis, em Vila Nova de Gaia, onde deverão nascer três das unidades de saúde familiar (USF) link
JN 27.08.06

CC quer que os médicos se portem bem em relação à prescrição de medicamentos e MDCTS. Que adiram, com motivação acrescida, ao processo de reforma em curso.

Por outro lado, quer retirar-lhes horas extraordinárias, o regime de exclusividade, as elevadas remunerações conseguidas sem grandes preocupações (horas de presença não activas), a estabilidade de emprego.

Tudo isto em troca de uma mão cheia de nada.

Não temos dúvidas que no desenvolvimento deste processo, será muito difícil manter a motivação do pessoal médico hospitalar.
ricardo

Uma questão que poderá escapar à atenção da maioria dos leitores: a mobilidade do pessoal médico que permite formar as USF manda às malvas a seriedade dos concursos de progressão na carreira e de antiguidade e diferenciação profissional, permitindo que pessoas menos diferenciadas e recém-especialistas ultrapassem pela direita, por cima e por baixo, em locais de trabalho mais atractivos .
carago