sábado, setembro 2
Contribuidores
Previous Posts
- Hospitais-empresa: relação com a tutela (II)
- A Ignorância é atrevida
- Hospitais-empresa: relação com a tutela (1)
- Boas Contas, Bons HHs
- USP
- Sobre os SA & EPE
- Hospitais SA e EPE
- O novo Sistema de Saúde
- HHs EPE, regresso ao SPA
- A privatização prossegue
Jornais Nacionais
Jornais do Planeta
3 Comments:
ANF "SGPS" Vs ANF "Associação pura"
se aquando da formação da anf, o intuito era o de uma Associação pura que pretendia estabilizar o sector das Farmácias e transformá-las num sector credível e com futuro (o que foi conseguido), neste momento a anf está transformada numa super organização, em que os objectivos iniciais evoluiram, à medida que apareceram novos desafios.
ainda bem que existem 2 listas, com programas completamente distintos. por um lado uma visão empreendedora, empresarial e pouco associativa. por outro lado, uma visão puramente associativa, em que o principal objectivo parece ser, reduzir as quotas que as farmácias pagam para a anf.
No, meu modesto ponto de vista, parece-me que ambos têm alguma razão.
A direcção de João Cordeiro, sempre foi autoritária e arrogante, nunca passando muita confiança e crédito aos restantes colegas. A culpa desta postura, é toda dos associados da anf, pois habituaram-se a que todos os seus "problemas" fossem resolvidos pela direcção, sem nunca se preocuparem em questionar ou em participar nas Assembleias gerais.
Ferro Baptista, apresenta como grande trunfo a baixa das quotas que as Farmácias pagam para a anf.
Estas eleições têm o mérito de, pelo menos, pôr os associados a falar e a discutir abertamente as politicas de João Cordeiro. Ferro Baptista teve a coragem de, contra tudo e contra todos, apresentar a sua candidatura, com um projecto alternativo, completamente diferente.
A grande questão nestas eleições é, definir se os associados pretendem uma anf ultra empreendedora, em que nada é impossível (já houvi falar em franchising das farmácias), ou uma anf que não levante muitas ondas e se confine apenas a prestar alguns serviços às Farmácias.
anf a servir-se das Farmácias Vs. Farmácias a servirem-se da anf
queira corrigir o post: João Ferro Baptista.
Não sou associado da ANF, mas é com perplexidade que assisto a esta manifestação de vontade de dar um tiro no pé de alguns proprietários de farmácia, sobretudo no actual momento político.
O grupo de Ferro Batista tem como programa eleitoral um conjunto de ideias vagas ("devolver a ANF aos associados" ou o que quer que isto queira dizer...), nenhum sentido estratégico ou proposta concreta (para além do abaixamento da quota variável) e baseia a sua candidatura num deplorável chorrilho de críticas pouco fundamentadas à actuação da ANF.
João Cordeiro é muito provavelmente o actor da área da Saúde com maior visão e capacidade e aquilo que a ANF é hoje dificilmente será reprodutível em outros sectores de actividade. Em Portugal seguramente que a capacidade e a forma como a ANF cresceu não tem paralelo. Todos os farmacêuticos (de oficina ou de outros sectores de actividade, proprietários ou empregados de farmácias) devem agradecer a João Cordeiro tudo o que conquistou nos últimos anos, não só para a ANF, mas também para a respeitabilidade e prestígio de toda a classe profissional.
A presente discussão em torno do valor das quotas é mesquinha e constitui um erro crasso dos que a troco de alguns tostões iriam acabar por perder os milhões (que JC lhes proporcionou ganhar...), caso as suas intenções fossem por diante.
Apesar dos intensos esforços de mobilização do grupo fórum farmacêutico, não tenho a mínima dúvida que a montanha vai parir um rato e JC será reeleito com mais de 80% dos votos. É que, de um modo geral, os farmacêuticos têm memória e vêem um pouco mais à frente que a ponta do seu nariz!
Enviar um comentário
<< Home