sexta-feira, setembro 1

A Ignorância é atrevida


Tenho grande admiração pelos Políticos com P grande, mas não temos a felicidade de contar com muitos. O que temos em Portugal são aprendizes, mestres da golpada e d´arte de servirem-se da política. Usando a conhecida analogia do nosso PR, eles são a má moeda capaz de destruir os, poucos, bem intencionados.

CC é um político bem intencionado que a má moeda tem a fritar em lume brando preparando-se para, a curto prazo, o fazer saltar. A ingenuidade paga-se caro.

Quem não se recorda da situação de falência do SUCH nos finais da década de 80? E da equipa liderada pelo Professor Nogueira da Rocha, administrador hospitalar, que deitou mão à sua gestão invertendo a situação e conduzindo os seus destinos durante quase duas décadas?

Sob a batuta do Professor Nogueira da Rocha, do seu saber como gestor e da sua afirmação perante os ataques da má moeda, o SUCH apresentava resultados líquidos anuais, nos últimos anos da sua liderança, de cerca de cinco milhões de € .

Mas a sua independência face aos aprendizes saiu-lhe cara. E foi a equipa de CC, no seu último mandato como MS, que lhe preparou o caldinho. Consta que CP nunca lhe perdoou a rejeição dos seus "boys" que pretendia colocar no SUCH.

CP já não teve tempo de substituir o Professor Nogueira da Rocha. Foi ela substituida. Mas o caldinho estava em andamento e deu os seus frutos. Nogueira da Rocha foi substituido por uma equipa de "boys", na altura do PSD, sem qualquer formação ou experiência de gestão capaz de conduzir os destinos do SUCH. Bastou o primeiro exercício económico para malbaratar os resultados posítivos acumulados e passar à situação de prejuízos.

Quis a ironia do destino pôr na mão de CP a possibilidade de colocar finalmente os seus "boys" à frente dos destinos do SUCH, sob a batuta de Paula Nanita. Esta e a sua equipa não são diferentes da equipa anterior. A sua incapacidade de gestão está a espelhar-se nos resultados negativos do SUCH, que são preocupantes como se irá ver nas contas do actual exercício.

Incapazes de gerir o "core business" do SUCH, tentam obter facilidades a conceder pelo MS através de pseudo inovações, actividades, de que nos dá conta as declarações de Paula Nanita que dão dó pela ignorância demonstrada. Como se, para fomentar a alta 'performance' das empresas, bastasse mandar uns bitaites e, já está. O mercado e a sua competetividade crescente, exercida por profissionais aguerridos e experientes, não deixam margem de manobra às intenções de pseudo gestores, ignorantes e incompetentes, que só a lógica de aprendizes de feiticeiro, mestres da golpada e d´arte da pantomina, permitem que ocupem certos cargos.

E como corolário cito o SEMMISERICORDIA quando refere, no seu último trabalho, que – a ignorância é atrevida.
xico do canto

Etiquetas: ,

3 Comments:

Blogger ricardo said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

3:17 da tarde  
Blogger ricardo said...

O trabalho desta equipa parece estar a ser 'tutelado' pelo secretário de estado, Francisco Ramos.

Será que um bom treinador pode fazer de uma má equipa campeâ ?

Na NBA, sabemos que isto possível !

Agora, na Gestão de Serviços de Saúde ...

3:19 da tarde  
Blogger tambemquero said...

Perversidade é, por exemplo, colocar em lugares chaves pessoas sem experiência nem preparação para tal, como é o caso do "link" CP: PN - presidente do Such, IG - responsável dos cuidados primários. Fora o resto.
estes erros pagam-se caro.

9:55 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home