domingo, novembro 5

Urgência de Ortopedia (2)


É espantoso o que se escreveu link. É espantosa a facilidade com que se tenta passar por vítima e rapidamente eleger algozes.
Desde há vários anos a urgência traumatológica tem sido assegurada por ortopedistas do hospital do Outão no Serviço de Urgência do Hospital de Setúbal. Salvo os grandes traumatizados que necessitam de cirurgias emergentes, a prática tem sido a adopção da urgência diferida. Ou seja, o que agora se reclama como tendo acabado com a criação do Centro Hospitalar, nunca se praticou.
Durante todos estes anos, poderão contar-se pelos dedos de uma mão as vezes em que um idoso com fractura do colo do fémur foi imediatamente operado, como é preconizado como boa prática. O procedimento sempre foi transferir o doente para o Hospital do Outão onde é posteriormente operado de acordo com a disponibilidade do Bloco Operatório, com os prejuizos e morbilidade aumentada como é obvio. Mas faz-se parecer que só agora é que isso se passa. É mentira. Sempre foi assim. O que se passa é que só agora existem condições para que tal suceda, assim haja vontade e não se levantem entraves das partes envolvidas, o que passa também pela disponibilidade dos médicos, que parece que é cada vez menor.
É facil e popular acusar a criação do Centro Hospitalar de dificultar procedimentos, que nos querem fazer crer, serem os habituais, por aumento da burocratização e diluição de responsabilidades, que só poderão acontecer se cada um não assumir as próprias. O que existe é um sentimento evidente de orfandade por parte do Hospital do Outão que, afinal, perdeu o seu presidente do CA para o Centro Hospitalar, só que este agora está baseado no Hospital maior e com grandes problemas a necessitarem de resolução urgente.
É pena que não se tente construir, mas sim minar qualquer sinal de mudança, que, como todas, necessariamente mexem com alguns interesses instalados.
Os jornalistas deveriam estar mais atentos e informados sobre o que escrevem. Mas isso não conta.
xerife

5 Comments:

Blogger tonitosa said...

Como não tenho conhecimento desta reaslidade, só me ocorre dizer: viva o Xerife. Afinal há Xerife!

5:47 da tarde  
Blogger ricardo said...

Parece que está a acontecer um deficiente enquadramento do pessoal da saúde face às reformas que estão a ser implementadas.

Há uma incapacidade desta equipa ministerial e dos conselhos de administração nomeados em promover a motivação do pessoal da saúde de forma a aderirem aos projectos em curso.

O saldo entre apoiantes e opositores tem vindo a agravar-se.

5:58 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Que comentário merece isto que “deserto” acaba de descrever?
Só um:
Os nossos doentes não merecem estes incompetentes ou estes conscientes carrascos do nosso SNS. Basta, basta, basta !!!
E ainda há quem fale em corporativismo na classe médica.
É que tão consciente carrasco é quem contribui para que este delapidar do erário público exista como quem com ele colabora, aceitando trabalho a 50 ou 75 € à hora.
Caros colegas lamento dizer isto… Mas também há limites !!! Basta !!!

9:59 da tarde  
Blogger Carago said...

naodamais2006 said...
Porque é que o Dr Pisco e a sua equipa estão com medo da queda do CC?
Mas o que é que esta questão da Ortopedia de Setubal tem a ver com o Dr. Pisco? E ele a a sua equipa hão-de estar com medo porquê?

9:29 da tarde  
Blogger coscuvilheiro said...

Há comentadores que apenas se preocupam em semear veneno.
Em vez de irem para o Jornal Público entendem que este é o melhor lugar para contarem histórias da carochinha ou lançarem suspeições sobre quem anda a trabalhar.
Deletadas é o que estas comadres coscuvilheiras precisam.

10:34 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home