segunda-feira, janeiro 15

O Império Contra-Ataca

foto DE







Quem acompanha minimamente a nossa informação escrita terá ficado certamente surpreendido com a última campanha lançada desde o último fim de semana pelos grupos privados de saúde (caderno economia, semanário expresso (13.01.07), DE (15.01.07), revista prémio (12.01.07), semanário Sol (13.01.07). link

A acompanhar o pacote publicitário, a inevitável engenheira Isabel Vaz (IV), administradora executiva da ESS, a soltar a habitual cassete, pedinchando contratos ao Ministério da Saúde, enquanto as parcerias não desatam
link . Em desespero de causa, retoma o velha reclamação de Salvador de Mello da concessão da gestão dos HHs públicos com piores resultados e a promessa de fazer maravilhas em contratos de 4/5 anos.

Como de costume, a eng.ª IV não perde oportunidade de tentar enxovalhar a indisciplinada gestão do sector público da saúde, marcada recentemente pela polémica do controlo electrónico de assiduidade e o congestionamento sazonal das urgências. Segundo IV, os directores de serviço “não têm controlo total sobre as variáveis que influenciam a qualidade dos cuidados de saúde”, devido ao ineficiente modelo de organização dos HHs públicos. Organização eficiente é o que a eng.ª IV oferece aos directores de serviço que contrata (c/ notável agressividade = + dinheiro) .

Quanto à assiduidade ficámos a saber que no hospital do coquepite não há livros de ponto nem controlo electrónico. Nem precisa. O sistema informático instalado regista milimetricamente todos os passos dos talentos que ali trabalham .

Só uma empresa como o ESS, sem provas dadas no sector da saúde, poderia ter como dirigente de topo uma profissional assim tão ligeirinha. Carinha laroca, desprendida, capaz de dizer os maiores disparates com o ar mais inocente deste mundo. A pedinchar contratos de curta duração ao MS. Na esperança que CC se comova.

15 Comments:

Blogger coscuvilheiro said...

Não havia necessidadesss...
O SNS com CC está, desbragadamente, à venda.

11:53 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

É só prestar atenção ao noticiado hoje pela RFM:

"O Bloco de Esquerda quer explicações do Ministério da Justiça sobre o protocolo com uma seguradora privada de saúde.

O requerimento, agora entregue na Assembleia, questiona o fim do subsistema dos serviços sociais do Ministério, que serve os funcionários da tutela e os magistrados, mas que passam a estar integrados na ADSE.

A deputada Mariana Aiveca, do Bloco de Esquerda, quer também saber quanto custa ao Estado o protocolo com uma seguradora privada que se oferece em alternativa.

Para o Bloco de Esquerda, impõe-se neste caso uma clarificação do ministro Alberto Costa perante a extinção anunciada dos serviços sociais do Ministério da Justiça e a apresentação, como alternativa, de um acordo com uma seguradora de saúde privada."

Não é só Correia Campos...

1:03 da manhã  
Blogger Doutor Enfermeiro said...

Será que a Isabel Vaz tem autoridade e competência para tais afirmações?
O que ela sabe, todos nós sabemos.
De "engenheiradas" absurdas, estamos nós fartos.

12:24 da tarde  
Blogger tonitosa said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

2:35 da tarde  
Blogger tonitosa said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

2:38 da tarde  
Blogger tonitosa said...

Sempre que Isabel Vaz fala parece que o Mundo estremece!
Não há que temer! Os HH privados fazem falta e o SNS só beneficia com as suas iniciativas, nomeadamente quando procurar angariar clientes cobertos por seguros.
Quanto aos doentes cobertos pelo SNS (mal cobertos) o Estado só tem que criar condições para um melhor atendimento. O que, a meu ver, não colide com a iniciativa privada. Antes pelo contrário.
Este apontar de baterias aos grupos privados de saúde só pode justificar-se por medo de grupos profissionais de perderem oportunidades de emprego.
O caso citado dos hospitais Apollo é bem o exemplo de como a iniciativa privada pode prestar excelentes cuidados de saúde. E os hospitais públicos não deixam de ter o seu lugar.
Criem-se condições para um mercado de saúde "regulado" mas, ainda assim, "UM MERCADO".
A Engª Isabel Vaz merece o nosso respeito mesmo quando com ela estejamos em desacordo.

2:39 da tarde  
Blogger saudepe said...

Dois pesos duas medidas.
Quando se trata de criticar CC é um gozo. Uma pândega !
Quando as críticas se dirigem à Eng.ª da ESS é desrespeito.

Criticar não é desrespeitar.

Repito o que escrevi há uns posts atras:
O Tonitosa gosta de dar graxa a quem ele acha que lhe pode trazer alguns benefícios.

2:47 da tarde  
Blogger saudepe said...

Estremeço sim senhor... de riso.
Com tantos disparates.

Quanto à procura de emprego, o Tonitosa quer apostar sobre quem vai andar à procura de emprego a curto prazo ?

Ao contrário do projecto Apollo, os grupos privados em Portugal praticam os preços mais altos da UE e com baixa qualidade.
Até sob este ponto de vista merecem pouca consideração.

Caro Tonitosa, não compreendo porque critica tanto o ministro da saúde. Afinal ele está a entregar o SNS aos grupos privados que tanto aprecia.

2:58 da tarde  
Blogger tambemquero said...

Quem estremece é o Tonitosa.
A prová-lo os dois enganos a colocar o post.

Mas quem é a ESS ? Que serviços com provas dadas oferece? Que vantagens apresenta para os utentes do SNS ?
Preço? Qualidade? Acesso a serviços não disponíveis no SNS?

Quem é a eng.ª IV para criticar, atacar os Serviços públicos de saúde, onde continuam os melhores profissionais e se pratica o último estado de arte da medicina em Portugal ?

Caro Tonitosa, as sua triste intervenção em defesa dos grupos privados da saúde, só demonstra que o senhor não respeita a sua entidade patronal nem o SNS. Ou pensa que dizendo uma bacoquices sobre os privados a eng.ª IV lhe dá algum job pricipescamente remunerado!

3:18 da tarde  
Blogger tonitosa said...

Meu caro tambemquero,
O senhor é absolutamente ignorante!...
Eu esclareço porque não quero que me julgue mal educado. É "ignorante" porque "ignora" as razões pelas quais apaguei os "posts"(?). Na verdade, quando escrevo, procuro fazê-lo sem "erros" e "gralhas" o que nem sempre consigo.
E se relendo um comentário (comentário, é diferente de post)verifico que há erros e/ou "gralhas" apago e volto a inseri-lo corrigido e até alterado.
A isto, chame-lhe o que quiser. Mas digo-lhe uma coisa: posso estremecer...mas não caio.
Mas se se der ao trabalho de recuar no tempo, irá encontrar um comentário meu onde fui crítico (convicto) da Engª Isabel Vaz; mas tanto quanto posso ser juiz em causa própria, sem falta de respeito.
É que, pelo facto de discordarmos, não me parece que seja correcto pormos em causa a "autoridade" e "competência" dos outros; muito menos considerar as suas ideias "absurdas".
Percebe?
Apenas um esclarecimento para seu sossego. Em termos profissionais considero-me absolutamente à vontade para tomar posições contra ou a favor quer do MS quer de qualquer outra entidade.
E fique tranquilo, porque não lhe faço concorrência.

7:45 da tarde  
Blogger tonitosa said...

Ao Saudepe,
O meu comentário anterior já dá uma ajudinha na resposta às suas provocações.
Mas permito-me acrescentar:
Quando critiquei CC nunca o fiz sem guardar o respeito que me merece, particularmente, como Homem.
Concordo consigo quanto aos preços praticados pelos grupos privados em Portugal e por isso me parece que só com o Mercado a funcionar será possível alterar a situação.
Mas não podemos ignorar os preços que cobram os médicos particulares pelos actos que praticam.

7:52 da tarde  
Blogger tambemquero said...

O tonitosa é funcionário público zeloso e cumpridor, habituado aos salamaleques da função.

Campeão dos lugares comuns e das intervenções amanteigadas, apelativas para os amigalhaços da clique da reacção, com quem se desfaz em cumplicidades alaranjadas, tem neste blogue uma legião de fans, a começar pelo xavier (vá lá saber-se porquê).

As galhardias cúmplices, explicam, em parte, o êxito das suas intervenções e os inúmeros fans, como o senhor cardeal patriarca, adepto incondicional do estilo.

Quanto a competências, meu caro CP, pelo ar da carruagem...

Pelos trocadilhos, derrapagens, ideias feitas, sem contar com atropelos a esmo ao bom português, que temos visto, dou-lhe um conselho: recicle-se, homem. Inscreva-se em qualquer coisa. Nunca é tarde para aprender qualquer coisinha.

12:07 da manhã  
Blogger tonitosa said...

Tem finalmente razão o Tambemquero.
Eis que escreveu, pela primeira vez algo (quase) acertado:" O tonitosa é funcionário público zeloso e cumpridor...". Zeloso e cumpridor e com um currículo, acrescento eu, de que me não envergonho.
Meu caro tambemquero...se "quer" trabalhe e mostre que vale alguma coisa,nomeadamente como comentador deste blog, pois que me lembre nunca expressou opinião própria sobre matérias "postadas". Tem-se limitado a curtos comentários procurando desvalorizar as opiniões dos outros. E nem isso, como agora se verifica, consegue fazer com credibilidade.

10:25 da tarde  
Blogger tonitosa said...

Já agora, Tambemquero, reveja os ditados populares!
Ou apague o comentário e volte a escrever aquele parágrafo correctamente.

10:30 da tarde  
Blogger Peliteiro said...

Aposto que o Tonitosa é profissional competente e sério. Estou por ele.

Já agora, se querem fazer ataques pessoais, no mínimo, deviam fazê-lo de peito aberto, com nome próprio.

Juízo meninos.

10:46 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home