Momentum
(…) Entretanto, o ‘momentum’ é de complexos fenómenos cuja intencionalidade estratégica parece ser apenas o desgaste dos responsáveis do MS. link Tem sido assim com outras equipas anteriores, chegados os dois anos de governação. A história diz-nos que, este ‘momentum’ chega quando as medidas estão no terreno e as mudanças começam a dar os primeiros sinais de efeitos. Serão os interesses instalados em acções de guerrilha no sentido de “adiar” a mudança? Ou será genético? O SNS é imutável? Observamos o fenómeno entre 2004-2005 o que foi particularmente desgastante para as políticas de Saúde. Actualmente, este é o sector em que mais mudanças estão a ocorrer. São mudanças complexas e de impactos lentos. É importante que resistam à demagogia dos ciclos políticos.
As funções de responsabilidade nas organizações do ministério da Saúde são verdadeiros sacrifícios em prol do serviço público. Merecem o nosso respeito os que as protagonizam.
As funções de responsabilidade nas organizações do ministério da Saúde são verdadeiros sacrifícios em prol do serviço público. Merecem o nosso respeito os que as protagonizam.
Paulo Kuteev Moreira, DE 02.02.07
4 Comments:
Apesar do tom graxista do artigo, PKM não deixa de ter razão quando refere que a Governação da Saúde entrou numa fase critica.
As reacções de quem se sente ameaçado, principalmente da classe médica, estão a acontecer como se esperava.
E tudo vai depender da distribuição de forças dentro deste grupo profissional.
À primeira vista a coisa está preta.
As boas mudanças são sempre bemvindas e o eleitorado sabe, com os meios que detem, agradecer no momento oportuno.
Quando as mudanças são más só os lambe botas é que as enaltecem. A seu tempo o eleitorado fará soar o apito.
PKM como grande conhecedor do assunto faz uma análise que considero correcta, embora não seja inovadora. Porém, todas as movimentações que se têm visto quer da parte do MS, quer da parte dos "interesses instalados", são naturais e programadas.
Sabemos que o MS tem pouco tempo para mostrar que ainda consegue administrar a saúde em Portugal e, por outro lado, os "interesses instalados" estão a tentar empurrar CC porta fora para ver se fica tudo na mesma...
Vamos ver quem é mais forte ou mais esperto.
Nós entretanto, vamos assistindo e comentando...
Pelos visto, eram...
Enviar um comentário
<< Home