domingo, fevereiro 25

Terminou a Guerra

O regresso à Política

Acabaram de ser subscritos protocolos de cooperação que permitem resolver, a contento de todos, um conjunto de problemas na reorganização da rede das urgências. Definem o modelo ou a tipologia do serviço que foi adoptado em cada localidade, e sobretudo a respectiva situação transicional entre o momento presente e o momento próximo futuro na dinâmica da reorganização. Não se trata apenas de identificar os atributos de cada localização e aplicar uma tipologia. É muito mais do que isso: vai-se ao âmago da missão do hospital, de cada hospital em causa. A estes protocolos outros se irão seguir muito em breve, por iniciativa dos Municípios e do Ministério da Saúde.(…) link
O Ministro da Saúde António Correia de Campos25 de Fevereiro de 2007

Resumo dos Acordos:
Hospital Conde de São Bento – Santo Tirso
SUB - a partir de 25 de Abril 2007, a Unidade Hospitalar de Santo Tirso assegurará um Serviço de Urgência Básico;
- Consulta aberta - para dar resposta aos casos agudos não programáveis, das 08h00 às 22h00, todos os dias úteis, e das 08h00 às 20h00 aos fins de semana e feriados;
- Ambulância SIV - A partir de 1 de Outubro de 2007 será colocada na Unidade Hospitalar de Santo Tirso uma ambulância SIV (suporte imediato de vida), com tripulação profissionalizada de enfermeiro e técnico de ambulância de emergência
link

Hospital Distrital do Montjo
- SUB - O “serviço de urgência” do Hospital Distrital do Montijo manterá o seu modo e horário de funcionamento até à constituição do Centro Hospitalar Barreiro/Montijo, assegurando um Serviço de Urgência Básico.
Doze meses após a constituição do Centro Hospitalar, a respectiva administração, em concertação com os centros de saúde e em directa articulação com os municípios envolvidos, reavaliará a malha de atendimento e transporte da população da respectiva área de atracção nas situações agudas e de urgência.
- Ambulância SIV - Colocação de uma ambulância SIV sedeada no município do Montijo.
link

Hospital de Macedo de Cavaleiros
- SUB – As excepcionais dificuldades e acessibilidades viárias, ainda não solucionadas pela não conclusão do Plano Rodoviário Nacional, na Unidade Hospitalar de Macedo de Cavaleiros funcionará um Serviço de Urgência Básica (SUB), integrando a futura rede de Urgências.
- Helicóptero SIV - O socorro e transporte pré-hospitalar dos doentes urgentes e emergentes serão reforçados, com início a 1 de Janeiro de 2008, por um helicóptero SIV, sedeado em Macedo de Cavaleiros, com um enfermeiro e um técnico de ambulância de emergência,
- Consulta Aberta - Os centros de saúde do Distrito de Bragança, assegurarão a sua actividade, designadamente a “consulta aberta” para dar resposta aos casos agudos não programáveis, das 08h00 às 22h00, todos os dias úteis, e das 09h00 às 15h00 horas aos fins de semana e feriados, a partir do próximo dia 25 de Abril.
link

Hospital São José de Fafe
SUB - A partir do próximo dia 25 de Abril, o Hospital São José – Fafe assegurará um Serviço de Urgência Básico,
- Consulta aberta - O centro de saúde de Fafe assegurará a sua actividade, designadamente a “consulta aberta”, para dar resposta aos casos agudos não programáveis, das 08h00 às 22h00 todos os dias úteis e das 09h00 às 18h00 aos fins-de-semana e feriados.
- Ambulância SIV - A partir de 1 de Outubro de 2007 será colocada no Hospital São José de Fafe uma ambulância SIV (suporte imediato de vida), com tripulação profissionalizada de enfermeiro e técnico de ambulância de emergência.
link

Hospital Nossa Senhora da Ajuda- Espinho
VMER
- O socorro e transporte pré-hospitalar dos doentes urgentes e emergentes serão assegurados pelas VMER sedeada em Vila Nova de Gaia ou em Santa Maria da Feira, esta última a instalar, sendo reforçado por ambulância do INEM, com técnico de ambulância de emergência (TAE), a sedear em Espinho 24 horas por dia, até 1 de Outubro de 2007.
- consulta não-programada - para casos agudos do foro ambulatório, sob a responsabilidade do centro de saúde, em horário alargado, das 8h00 às 24h00, com acesso directo aos MCDT do Hospital. Esta Consulta será instalada até ao dia 1 de Outubro de 2007. Até esta data, manter-se-ão os actuais serviços.
link

Hospital do Arcebispo João Crisóstomo – Cantanhede
- Unidade Móvel de Saúde - No âmbito da colaboração entre o Município e o Hospital de Cantanhede será preparado o lançamento de uma Unidade Móvel de Saúde para apoio às populações mais distantes.
- Casos urgentes e emergentes - quer os que ocorram durante o dia, quer os que ocorram das 00h00 às 08h00, serão reencaminhados para o SUP dos Hospitais da Universidade de Coimbra ou para o SUMC do Hospital da Figueira da Foz.
- Ambulância SIV - O socorro e transporte pré-hospitalar dos doentes urgentes e emergentes serão reforçados, até 1 de Outubro de 2007, por ambulância SIV, com um enfermeiro e TAE, destinada a servir os municípios de Mira e Cantanhede.
- consulta não-programada - para casos agudos do foro ambulatório, sob a responsabilidade do centro de saúde, diariamente e em horário alargado, das 08h00 às 24h00, com acesso directo aos MCDT do Hospital, que cobrirá a maior parte da actual procura da urgência. Esta consulta será instalada até ao dia 1 de Outubro de 2007.
link

Etiquetas:

10 Comments:

Blogger Folclore said...

É demais tanto tráfico de influências!


A maioria desses hospitais, devia, sem mais, fechar!!!

10:16 da tarde  
Blogger Folclore said...

:))))))))))))



Tudo farinha do mesmo saco estragado!

10:33 da tarde  
Blogger lisboa dakar said...

Surpreendente:
CC:- É surpreendente termos ainda conseguido baixar a mortalidade infantil, entre 2004 e 2005, de 3,9 para 3,5 óbitos por mil nados vivos e a perinatal de 4,6 para 4,3. Como é sabido, a concentração de locais de parto desempenhou aqui um importante papel.

Em que ano aconteceu a referida concentração?

11:26 da tarde  
Blogger lisboa dakar said...

Ou ainda:
CC:- Finalmente as consultas programadas de cuidados de saúde primários subiram 2,3% no total, 3,4% nas consultas do ano e baixaram correctamente, 2,9% nos atendimentos do SAP.

Há consultas programadas no SAP?

11:30 da tarde  
Blogger Peliteiro said...

CC já não conta.
Quem será o próximo ministro?

11:55 da tarde  
Blogger ochoa said...

Já se especula sobre o próximo ministro da Saúde.
Espero que José Sócrates não se lembre de nenhum dos secretários cinzentões de CC.
Que Deus nos proteja.
Venha um político. Uma personalidade de fora, que pouco tenha a ver com o Sistema de Saúde.

12:19 da manhã  
Blogger Folclore said...

Importamos um da Noruega?
Bem pode rezar Ochoa!

Será mais merda, mas bem mais incompetente, de que JS fará fantoche.

12:23 da manhã  
Blogger ricardo said...

SÓCRATES DESVIRTUA "B.I."

O recuo do Governo no encerramento de algumas urgências foi recebido no PS com surpresa, porque, segundo confidenciaram ao CM alguns socialistas, “é um recuar a que nós não estamos habituados no PS”. Até agora, o “B.I.” (o estilo) do primeiro-ministro “era tomar a decisão e seguir em frente”, acrescentaram, sublinhando que “é de certeza um caso isolado”.
CM 26.02.07

11:09 da manhã  
Blogger bininho said...

Este comentário foi removido pelo autor.

12:13 da tarde  
Blogger bininho said...

O humor negro de CC foi a cereja em cima do bolo. Tenho a certeza que CC se vai demitir dentro de algumas semanas. Sócrates vai deixar acalmar a coisa para não parecer que a sua demissão está relacionada com isto, mas o destino está traçado! E é melhor que esteja, pois a partir de agora CC não tem qualquer apoio ou credibilidade dentro do SNS para continuar as 'mudanças' que estava a tentar. É pena ver um homem bem preparado tecnicamente a fracassar por ser 'desbocado'.

O balanço: a coisa ainda correu pior que com Luís Filipe Pereira. 'É a Vida'.
Aguardemos o relatório de Primvera do OPSS.

12:16 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home