sábado, março 31

01 Abril, novas taxas

As taxas de punição, por internamento e cirurgias do ambulatório, começam a ser pagas pelos utentes do SNS a partir de domingo (01 de Abril 2007), de acordo com Portaria n.º 395-A/2007, de 30 de Março link
Mesmo tendo em atenção o elevado número de isenções previstas na lei
link, estas novas taxas poderão constituir uma grave penalização dos portugueses, relativamente ao acesso dos cuidados de saúde.

4 Comments:

Blogger tonitosa said...

É o país de tanga! Não há nada a fazer. Uns ficam isentos porque são pobres e excluídos, outros ficam isentos porque dizem ser pobres. Os ricos têm as empresas a pagar-lhes os seguros (e deduzem os prémios na matéria colectável)e recorrem a privados no páis ou no estrangeiro. Os que pagam são sempre os mesmos: a classe média que é sempre a que é sacrificada.
E tudo isto num país onde há quem seja indemenizado em centenas de milhares de euros numa empresa pública para logo ingressar noutra empresa pública.
No mesmo país onde, como agora foi revelado pelo TC, pode haver membros de Gabinetes governamentais a quem se paga mais do que ao Presidente da República!
Mesmo quando o País está de tanga!

6:58 da tarde  
Blogger tambemquero said...

A partir de domingo, o SNS muda de paradigma, passa a ser tendencialmente pago.

7:46 da tarde  
Blogger ricardo said...

Para o médico João Semedo, do BE, que interpelou Correia de Campos no Parlamento a este propósito, mais do que os efeitos práticos deste alargamento das taxas - que apenas penalizarão "a faixa de cidadãos não isentos que vivem com dificuldades" -, o problema reside no seu objectivo oculto: o de se "ir insinuando na consciência social a noção dos co-pagamentos".
JP 31.03.07

7:50 da tarde  
Blogger ricardo said...

10 euros
taxa de uma cirurgia de ambulatório (que não implica internamento hospitalar). Se ficar até dez dias no hospital; a partir daí, não paga

5 euros
custo da diária de internamento até ao máximo de dez dias; se permanecerem mais tempo no hospital, não pagam taxa

8,75 euros
Taxa moderadora das urgências dos hospitais centrais (um acréscimo de 25 cêntimos); nos hospitais distritais, passou para 7,75 e, nos centros de saúde, para 3,40

4,30 euros
Taxa da consultas nos hospitais centrais; nos distritais: 2,85 euros; e, nos centros de saúde: 2,10 euros

20,10 euros
Taxa das ressonâncias magnéticaa; TAC 17,90 euros

3,40 euros
Taxa por ecografia

4,50 euros
Taxa do serviço domiciliário


Como a partir de dez dias de internamento não se pagam taxas, a solução está em aumentar a demora média dos nossos hospitais.

1:32 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home