quarta-feira, maio 30

Articulação PNS & USF

JMF: Os novos centros de saúde (CS) reconfigurados e as unidades de saúde familiar (USF) enquadram-se numa filosofia moderna de serviço, que exige em muitos casos adaptação de meios, espaços, tecnologias. O ACS pode desempenhar algum papel neste processo de modernização? link

Maria do Céu Machado: Antes de mais, devo dizer que tenho uma enorme fé nas USF. Os profissionais que constituíram grupos para estas unidades, com os quais tenho conversado, mostram um entusiasmo completamente diferente daquele que caracteriza a maioria dos seus colegas dos CS. Não tenho dúvidas de que a satisfação que irão sentir estes profissionais, assim como a população que utilizará as unidades, será incomparavelmente maior do que a que envolve hoje os CS.
O que pretendemos fazer, no ACS, é estabelecer protocolos com as USF de modo a perceber se os ganhos em saúde obtidos, no contexto do PNS, são mais elevados do que nas áreas onde não existem USF. Os resultados podem até constituir uma força para que rapidamente se projectem mais unidades no país.
Por outro lado, se alguma USF desejar desenvolver projectos que permitam obter ganhos enquadrados no âmbito do PNS (e caso avaliemos como positivas as iniciativas que nos forem apresentadas), temos disponibilidade financeira e científica para apoiá-la. Em suma, este apoio pode resultar em benefícios para ambas as partes.
JMF

1 Comments:

Blogger e-pá! said...

Tenho muita consideração e respeito pela Profª Maria do Céu Machado.
Acho que tem qualidades mais do que suficintes para o exercício de ACS.
Todavia, penso que estará metida numa "camisa de 7 varas", principalmente, com o PNS.
Quer a existência de 40 Programas Nacionais (embora muitos estejam dependentes da DGS), quer ainda uma "multidão" de orientações estratétigas, são tarefas ciclópicas. Orientar as políticas públicas de preparação e execução do Plano Nacional de Saúde 2004-2010, desenvolver programas específicos de âmbito nacional, nas áreas consideradas prioritárias e ainda tratar das questões e ralações internacionais, é obra!

Salvo melhor opinião, esta tremenda dispersão poderá tornar-se funcionalmente "paralisante". Poderá, ainda, levar a tentação de embrenhar-se, simultaneamente, nas questões primárias misturando-as com outras secundárias.
Fazemos pouco, mas quando decidimos arrancar, queremos fazer tudo ao mesmo tempo.
Julgo, que a Prof. Mª. do Céu Machado, terá elaborado um agenda de prioridades, facto que transparece na entrevista, nomeadamente a sua posição em relação à reestruturação dos CPS, e está patente na sua "profissão de fé" nas USF's.

Só que o alto cargo que ocupa não se compadece com a fé.
Aliás como diz André Maurois: "A razão de ser de qualquer fé é trazer-nos uma certeza".

Para já, a certeza de que a ACS está bem entregue!

8:25 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home