quarta-feira, maio 30

The MS day´s issues...


Hoje, o MS apreciou publicamente as USF's, referindo que 90.000 portugueses já beneficiaram desta reestruturação dos CSP.

Ontem, a DECO, tinha - a partir de uma amostragem - denunciado que, em cerca de metade dos CS's, o planeamento familiar é, na prática, negado aos jovens.
Hoje, a DGS "mete os pés pelas mãos" ao comentar a notícia da DECO;

Hoje, o MS deslocou-se ao concelho de Oeiras para inaugurar a nova extensão de Saúde de Paço de Arcos, em Oeiras, que inclui uma nova USF (a 64ª);
Aí, não se contém, "Isalta-se", e declara que, trabalhar com a CM de Oeiras, "dá gosto"...;

Hoje, a ANMP decide romper as negociações com o MS sobre a reorganização dos serviços de urgência, que se arrastavam desde há meses;
Hoje, o MS diz que, apesar do sucedido, "a vida continua..." e apela "aos amarelos", i.e., se existirem CM's que queiram negociar, à revelia da decisão da ANMP, podem vir...
Happy day, isn't it ????
É-Pá

Etiquetas:

12 Comments:

Blogger naoseiquenome usar said...

As regras de acesso aos CS são claras.
Têm acesso às consultas planedas/programadas,os inscritos nos respectivo CS e, relativamente à Saúde de Adultos os "episódicos" ou em trânsito, os quais também poderão recorrer ao AC ou hoje às consultas de recurso/abertas.
Sem esquecer nunca: que todas as pessoas podem optar por escolher um médico de família que não seja o da sua área de residência (recurso a que poucos aderem).
O Planeamento familiar deve ser feito em consulta de seguimento.
Querer furar todas as regras e tirar ilações inconsequentes parece-me grave por parte da DECO.
Deve, claro, sempre, fornecer-se toda a informação possível e isso foi feito. Umas vezes bem, outras nem por isso, outras negado, tendo por fundamento o que acaba de ser dito. Como é óbvio, nada justifica uma tendimento "hostilizante", o que também acontece.
E é ainda mais óbvio que a articulação com os vários Gabinetes do IPJ não está a ter sucesso.
è preciso informação, é preciso saber usar essa informação, é preciso um atendimento humanizado e eficaz, mas, já agora, dentro de uma ordem estabelecida, que por acaso, nada de difícil apresenta para o respectivo cumprimento.

1:53 da manhã  
Blogger Mário César Borges Marques de Abreu, natural de Lisboa said...

Entretanto, Alfragide continua sem Centro de Saúde próprio e sem USF (Unidade de Saúde Familiar) esta anunciada há meses. E nem sequer há notícias. O silêncio é total. Parece que não dá gosto trabalhar com a Câmara da Amadora (que até é socialista). E os habitantes de Alfragide têm de deslocar-se ao "abarrotado" Centro de Saúde da Buraca que não possui condições mínimas. Até quando teremos de esperar e até quando se manterá a indiferença total, tanto da parte do Ministério como da Câmara?

9:24 da manhã  
Blogger cotovia said...

A Deco conduziu mal este processo. Com desconhecimento total das regras de funcionamento dos CS.

9:41 da manhã  
Blogger e-pá! said...

É certo que o estudo da DECO tem algumas fragilidades.

Mas, pergunto, o Artigo 5.º da Lei 120/99, está a ser cumprido?

"Atendimento aos jovens

Os jovens podem ser atendidos em qualquer consulta de planeamento familiar, ainda que em centro de saúde ou serviço hospitalar que não seja da área da sua residência." (Artº.5º, Lei 120/99)

Ou, pelas informações veiculadas no trabalho da DECO, a ampla acessibilidade prevista na Lei, não estará, em muitos casos, a ser "ferida"?

As regras de acesso aos CS's não podem, nem devem, contrariar (ou limitar) o estipulado na Lei.

O trabalho da DECO, apesar das imprecisões que contém, não pode deixar de ser levado em conta, pelo MS.

11:34 da manhã  
Blogger naoseiquenome usar said...

Caro é-pá:
Será apenas uma questão de hermenêutica.
Não estão limitadas as CONSULTAS de PLANEAMENTO familiar aos jovens. E como é sabido, mesmo para os demais utentes, jovens ou não, é concedida a possibilidade de ter por médico de família, outro que não um correspondente à sua área de residência, logo, por maioria de razão e sem beliscar a Lei em causa, para os jovens.
A questão é outra.
Esta é uma CONSULTA de seguimento, programada e nunca deve ser tomada como que de assalto, revestindo-se de uma qualquer espécie de acto urgente.
Não pode haver contradição nos próprios termos. O que é planear?
De resto, os CS surgem como parceiros, mas não na linha da frente de toda a problemática visada na Lei para que remete, já que, na génese desta, está, como não poderia deixar de estar, a questão da EDUCAÇÃO sexual, da sua promoção, tendo em vista a prevenção de gravidezes indesejadas e o combate às doenças sexualmente transmissíveis.

1:53 da tarde  
Blogger ochoa said...

Ministro da Saúde desvaloriza posição da ANMP

O ministro da Saúde afirmou hoje que todos os municípios que aceitarem a proposta do Governo sobre o encerramento das urgências dos centros de saúde e a reestruturação da rede de urgências «ficarão a ganhar».
DD 30.05.07

Um pacote de farinha amparo e meia dúzia de balões.

5:20 da tarde  
Blogger e-pá! said...

Caro naoseiquenome usar

De acordo com as suas considerações.

Mas julgo que a DECO fez foi um TESTE sobre a acessibilidade, simulando, como diz, um "assalto" e, devemos verificar que o atendimento, as informações prestadas e os eventuais encaminhamentos (IPJ's), não foram (para sermos softs) os melhores.

Um dos problemas do SNS é exactamente aquilo que poderá estar subjacente a outra interpretação dos factos.
Penso que hoje existe um tremenda apetência nos Serviços do SNS ( em todos), para enxotar para o lado, ou criar barreiras burocráticas. Isso, de certo modo, verificou-se no estudo da DECO.

6:33 da tarde  
Blogger naoseiquenome usar said...

(canso-me de dizer que quando muito seria "cara" mau grado as más interpretações, pois sou mulher, caro é-pá. Já agora estenda essas suas palavras (do comentário sobre o SNS) a todos os sectores de actividade...)

10:35 da tarde  
Blogger e-pá! said...

Cara naoseiquenome usar:

Perdão pela troca de género...

Se reparar bem, está escrito ..."Serviços do SNS ( em todos)," ...logo, o juízo, está "estendido" ou, se quiser, "expandido".

No sector da Saúde a equidade - mesmo na distribuição das deficiências ou insuficiências - deve ser a regra.

11:13 da tarde  
Blogger naoseiquenome usar said...

Hum... obrigada pela deferência caro É-Pá.

Eu ia bem mais para além do SNS...- mas ainda dentro do SNS e falando da Lei citada, imagine que, os jovens da amostra da DECO, se dirigiam às instituições hospitalares. E... lista de cada um dos médicos de Ginbecologia/obstetrícia, EM CONSULTA EXTERNA, a abarrotar, ou que faltava algum. Imagine. Sim, imagine a disponibilidade para o "assalto".
Mas dizia,Eu ia bem mais para além do SNS (que se advoga, nomeadamente aqui e quanto a mim muito bem, ser "uma" - leia-se uma, dito por mim - trave mestra da nossa democracia - (dita representativa, entre nós, e não directa)).
Têm, obrigatóriamente que existir, outras traves-mestras. Iniludivelmente, uma delas é, a Educação.

11:53 da tarde  
Blogger Unknown said...

O "bota abaixo" tem disto, tornar o acessório em principal, dizer mal de tudo, criar factos quando não existem.

1.º USF´s - Que importância terá cerca de 90.000 portugueses terem beneficiado com a criação de 64 USFs,entre as 143 aceites. Bah! Nenhuma.

Que importância terá uma reforma realizada de baixo para cima em que os principais protagonistas são actores da reforma, Bah! Nenhuma.

Que importância terá uma reforma que em 18 meses já envolveu 1.500 profissionais, quase 1.000.000 de utentes, Bah! Nenhuma.

Que importância terá uma reforma que em 18 meses conseguiu aprovar um novo sistema remuneratório premiando o desempenho, Bah! Nenhuma.

O resto é que importante, um estudo que afinal não é um estudo, amostra?, mas um "assalto", ainda por cima mal feito e que afinal reconhece que a maioria das consultas de PF até funcionam bem! Que importa que este MS, tenha aprovado e implementado uma lista de contraceptivos a ceder gratuitamente pelo SNS e que tenha dotado as ARS de financiamento para o realizar que importa que o número de CS com contraceptivos para 6 meses tenha aumentado de 2004 para 2006 de 14.6% para 35.6%. O que importa é que o CC se isaltou, será que o MS não deveria ir a Oeiras inaugurar a extensão de Paço de Arcos (onde funciona a USF)construída pela autarquia ou deveria fazê-lo clandestinamente sem que o presidente isaltino soubesse. E a ANMP, deveria o MS continuar a negociar eternamente e ceder aos argumentos da ANMP que em vez de pressionar para que os CS funcionem das 08 às 20 horas de 2.ª a 6.ª feira, com acessibilidade, com carteira básica de serviços, contratualizada e avaliada, com apoio domiciliário, querem manter a sapização do país e uma "urgência" em cada esquina, até raros são os autarcas que pressionam para o "normal" funcionamento do CS.

12:34 da manhã  
Blogger e-pá! said...

"Que importância terá cerca de 90.000 portugueses terem beneficiado com a criação de 64 USFs,entre as 143 aceites. Bah! Nenhuma."
Uma asserção inviesada de quem vê, ou lê, qualquer comentário, melhor uma constatação, com "uma pedra na mão"!
...
"O resto é que importante, um estudo que afinal não é um estudo, amostra?, mas um "assalto", ainda por cima mal feito e que afinal reconhece que a maioria das consultas de PF até funcionam bem!"
Partindo de um modelo de trabalho utilizado pela DECO, não isento de críticas, conclui-se, perante os factos que "as consultas de PF até funcionam bem"! É a história do copo meio cheio versus o meio vazio. De que lado estará o espectador?
...
"E a ANMP, deveria o MS continuar a negociar eternamente e ceder aos argumentos da ANMP ".
Bem, foi a ANMP que rompeu! O MS está disposto a continuar. Até sugeriu "benesses" aos que "furarem" a decisão da ANMP. Uma notável atitude institucional, incentivando à fractura do Poder Local...
...
Este será o irreprimível "bota abaixo"...
De resto, sobra o silêncio dos inocentes ou, em alternativa, pegar na bandeira e marchar em frente (de olhos fechados)...
Já agora ao som de:
"Avanti o popolo, alla riscossa,
Bandiera rossa, Bandiera rossa
Avanti o popolo, alla riscossa,
Bandiera rossa trionferà."

Sempre compõe o ramalhete (à esquerda).

12:24 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home