SNS, contas do 1.º semestre
A execução financeira do SNS apresenta, no final do 1.º semestre 2007, um saldo de 96,6 milhões de euros (282,9 milhões de euros em 2006). link As coisas estão, portanto, este ano, mais apertadas, devido essencialmente à redução da receita do euromilhões e ao crescimento da despesa (5,1%).
A receita proveniente do OE cresceu apenas 0,7%, enquanto as receitas próprias registaram um crescimento de 18,8%, relativamente ao período homólogo do ano anterior.
Digno de registo a redução da rubrica das Compras (7,1%) o que traduz um esforço de combate ao desperdício (mais produção, menos consumo) e a redução de 0,4% nos MCDTS (prescrição mais criteriosa).
A operação "damage control", desenvolvida por CC, continua a registar êxito.
5 Comments:
Este saldo (96,6 milhões de euros) só inclui as receita/despesa de Janeiro/Fevereiro de 12 HHs e da Sub Regiao de Portalegre que transitaram do SPA para o sector empresarial (EPE).
Caro Xavier:
Seria interessante, para os "curiosos" (leigos) nestas questões de gestão, que nas contas do SNS referentes 1º. semestre de 2007, se desmontasse e explicitasse a rubrica "Subsídio de Investimento".
E como interpretar o acréscimo de > 22% ?
Consultado o Portal dos HHs EPE, podemos constatar que Relatórios de Contas de 2006,apenas o do hospital Infante Dom Pedro de Aveiro para amostra.
A referida rubrica deve incluir as dotações de capital estatutário das entidades que transitaram do SPA para o sector empresarial.
A não haver as alterações de estatuto destas entidades os resultados obtidos seriam naturalmente bem diferentes.
Enviar um comentário
<< Home