quarta-feira, setembro 12

Consulta a Tempo e Horas


O projecto "Consulta a Tempo e Horas" desenvolvido pelo MS no âmbito do Programa de Simplificação Administrativa e Legislativa (Simplex), visa melhorar o acesso, através dos centros de saúde, às primeiras consultas de especialidade dos hospitais. Para cumprir este objectivo está em curso o estudo de simplificação de procedimentos, da informação clínica a juntar ao pedido de consulta de forma a gerar pedidos com base em critérios clínicos e a criação de um sistema de informação do cidadão sobre o tempo de espera (à semelhança do que já acontece com as cirurgias- SIGIC)

Hoje (11.09.07), os responsáveis dos HHs do SNS e do MS, envolvidos no projecto, fizeram o ponto de situação.

Do conjunto de dificuldades ressalta a largura de banda que compromete o desenvolvimento do sistema electrónico de pedidos de marcação. O concurso em desenvolvimento para adjudicação da prestação de serviço (mudança de paradigma) demora sempre mais do que o desejado (seis meses).
Está previsto que o conjunto de procedimentos que devem regular o acesso às consultas de especialidade hospitalares, depois de devidamente estudado e discutido, será vertido e publicado em letra de lei.
Actualmente, em relação à marcação de 1.ªs consultas, os serviços hospitalares responsáveis exigem normalmente um conjunto de requisitos desajustados (exames, TAC) que além do empastelamento do circuito e consequente atraso de acesso dos utentes, traduz-se em gastos desnecessários para o SNS. Para ultrapassar esta dificuldade os requisitos inerentes às diversas consultas de especialidade estão a ser estudados por peritos da Faculdade de Medicina.
Tónica dos responsáveis do MS relativamente ao "Consulta a Tempo e Horas": não é um projecto tecnológico nem de referenciação. Trata-se de um projecto nacional de reorganização, dirigido à mudança das Consultas Externas Hospitalares de forma a melhorar o acesso dos utentes do SNS.
Intervenção da secretária adjunta da saúde, Carmen Pignatelli, na sessão de trabalho: impecável.

2 Comments:

Blogger helena said...

É assim que se consegue a reorganização da rede de cuidados.Através da modernização e simplificação dos procedimentos.
Um projecto que conta com uma excelente liderança.
CP, bom tom, bom gosto, boa forma.

2:13 da tarde  
Blogger e-pá! said...

Há dezenas de anos que chego a uma agência de viagens e marco uma passagem para um determinado voo com vista a um destino específico.
Depois disso, o lugar fica ocupado, emitiam-me o ticket e tinha o OK na mão.
No dia azado, fazia a mala ( em conformidade com o destino e o objectivo da viagem) e estava 2 horas antes no aeroporto...para o check-in.

Sempre me interroguei porque não podia fazer o mesmo nos HH's - para marcar uma consulta.

12:09 da manhã  

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