sexta-feira, novembro 23

Eleição dos Órgãos Sociais


da Ordem dos Enfermeiros - Mandato 2008-2011.
Candidato José correia Azevedo, militante do PSD n.º 371

A seguinte preciosidade, distribuída no hospital amadora-sintra, desmascara a intenção de utilizar uma ordem profissional para os interesses de um partido.link
Isto é ultrajante e de uma grande falta de sentido de responsabilidade profissional. É importante que denunciemos este senhor enfermeiro José Azevedo candidato a Bastonário da Ordem dos Enfermeiros.link
Após um inicio de campanha como este, este senhor enfermeiro devia, de imediato, desistir e pedir desculpa aos enfermeiros portugueses por ter sequer tentado utilizar a OE para propósitos pessoais e do seu partido e que vão apenas prejudicar a profissão no desenvolvimento isento das suas competências técnicas e científicas.

Ficamos todos chocados. Eu, sendo enfermeira e mesmo sendo simpatizante do partido em questão, acho que estas coisas não se podem misturar.

A actual Bastonária tem sido um exemplo de isenção, defensora dos interesses estratégicos dos enfermeiros e do melhor desenvolvimento profissional e científico da enfermagem.

Daqui a pouco o candidato José Azevedo, está a enviar uma carta aos enfermeiros sócios do Benfica a pedir o seu voto. Que exemplo de mediocridade e que mau serviço prestado à dignificação da enfermagem em Portugal.
Marta Marta

18 Comments:

Blogger e-pá! said...

A eleição dos orgãos sociais das corporações da saúde, deixemo-nos de purismos, envolve sempre - directa ou indirectamente - os partidos políticos.
Quando não é própriamente o candidado o porta-bandeira dessa filiação, será um conjunto de políticas previamente concertadas que definem o pensar de um sector político ou, até, o acordo sobre estratégias a curto ou a médio prazo.
Não me atraí - já que não integro este sector profissional - a "possibilidade" de comentar este comunicado. Mas, a situação é de tal modo caricato, que não resisto.
Espero não ser interpretado como estando a promover uma abusiva intromissão, mas prefiro ser tratado como um simples cidadão (insisto nesta condição) que, de facto, se indignou com este tipo de metodologia e livremente decidiu exprimir-se. Só isto!

Surpreende-me que o Enfº. Correia Azevedo tenha decidido ser tão explicito, tão primário, tão imediatista, nas razões da sua candidatura.

Ou receou que poucos soubessem que pertencia ao mencionado partido e sentiu-se na necessidade de o sublinhar, despindo-se de qualquer tipo de pudor.
Ou achou que os partidos devem ter "uma longa mão" que chega a todo o lado e tudo manipula.
Quaisquer das razões não revela mérito.

O candidato não se inibe de apelar ao voto partidário, nem se coíbe sequer de expressar uma filosofia quase futebolística, do tipo: "as vitórias transformaram-se em empates ..."

Finalmente, derroga o seu apelo com uma sublime avaliação: "a enfermagem merece-o". Bem, de acordo. A Enfermagem , de facto, merecia mais decoro da parte de um candidato a Bastonário. Ao fim e ao cabo, não será eleito para tratar de problemas com Luis Filipe Menezes, nem de problemas de um clube de futebol, mas para velar pelas questões éticas e deontológicas da Enfermagem.

Muito gostamos nós, portugueses, de confundir "estas coisas"...

12:16 da manhã  
Blogger Joaopedro said...

Ridiculo este Azevedo!

8:59 da manhã  
Blogger jamal said...

Esta atitude do Enfº Azevedo não é mais do que o reflexo de tudo aquilo que ao longo dos anos tem feito pela enfermagem, ou seja, muito pouco, quase nada.

Éticamente é deplorável esta tentativa de associar uma Ordem Profissional a um partido politico porquanto, todos sabemos que ORDEM = a delegação de competências do Estado num sector profissional.

Ou seja, a Ordem dos Enfermeiros deverá ter uma actuação de isenção na defesa dos direitos dos cidadãos, no que ao acesso e à qualidade dos cuidados de enfermagem diz respeito. Da mesma forma, a ORDEM deverá ser uma organização onde todos os seus membros se sintam dignificados, representados, proponentes, etc.Para que isto seja possivel importa que os seus órgãos sociais, incluindo a Bastonária (o) também o sejam.

Que garantias éticas e deontológicas poderemos esperar de um sr. que se apresenta como militante de uma partido politico, seja ele qual fôr? Mas já agora, onde andava o cidadão enfermeiro Azevedo, militante do PSD nº xpto quando os governos do PSD não descongelavam quotas para admissão de enfermeiros, não resolveram a precariedade de emprego, quando abriram escolas de enfermagem ao desbarato, etc???

Existe, nesta noticia, algo surpreendente - que a divulgação da carta tenha acontecido num hospital,Amadora-Sintra, onde é sempre tão dificil chegar perto dos enfermeiros. Será porque um dos membros da candidatura para a secção regional do sul apoiada eplo Enfº Azevedo exerce funções naquela instituição? Ou será que, como anunciado pelo actual presidente do PSD, a saúde em Portugal deveria ser totalmente privatizada?

A história da enfermagem demonstra que os enfermeiros, independemente das suas filiações partidárias enquanto cidadãos, não admitem que isso interfira na construção dos caminhos da profissão. Os enfermeiros sempre souberam congregar-se em torno de objectivos da e para a profissão.

Assim também vai ser neste processo de eleições para a ORDEM DOS ENFERMEIROS.

6:15 da tarde  
Blogger Unknown said...

Estranho... Muito estranho...o facto de o Enfº Azevedo declarar-se do PSD(quando toda a gente sabe qual é o partido dele e só porque o admite publicamente... publicam aqui o post... se calhar as vozes que dizem que este blog está cada vez mais conotado com as Políticas do Governo tmêm alguma razão de ser... mas isto sou só eu a falar com os meus botões...

1:21 da manhã  
Blogger Joaopedro said...

Estar conotado com as políticas do governo não é crime.

Cada vez mais. Também não.

Não é o caso.

Trata-se de mais um disparate do senhor magistral estratega.
Que só pelo nick name podemos adivinhar quem vai na carruagem.

Isto de um candidato a bastonário ostentar como credencial o cartão de militante do partido do senhor meneses não abona nada do dito.
A não ser para provar que se trata de um candidato despudorado e com lata para dar e vender.

Trata-se, afinal, de mais um episódio saloio muito comun do nosso burgo, a dispensar as honras de postagem na saudesa.

Neste ponto de acordo com o senhor magistral .

Pobres botões.

4:19 da tarde  
Blogger Unknown said...

E ninguém disse que é crime... mas com certeza a sua "carruagem" deve permitir-lhe vislumbrar as implicações disto ou não?
Como é óbvio alguém do PS está interessado em que alguém do PSD não seja bem sucedido. São as regras do jogo.

E sinceramente estas regras do politicamente correcto fedem... Toda a gente sabe que o homem é do PSD então porque haveria ele de escondê-lo: até é uma prova de coragem fazê-lo estando o seu partido na oposição, sabendo ao que se iria expôr.
Não vejo contudo outros candidatos a assumirem as suas convicções políticas, que se calhar até são mais profundas, como meio de não afastar potenciais eleitores(neste caso enfermeiros).
E perguntam: Mas que raio têm os partidos a ver com estas eleições na Ordem dos Enfermeiros? Muito simples... Ambos os candidatos vêm de passados sindicais, sendo cada sindicato conotado com partidos. Daí naturalíssimo que estes "apareçam".
Sinceramente prefiro um bastonário saloio e que "chama os bois pelo nome" a um bastonário politicamente correcto que esconde as reais motivações (atenção que não pretendo conotar qualquer dos candidatos com as expressões supracitadas).

E "senhor" joaopedro, agradecia que nao classificasse determinadas frases de disparate pois pode ficar a falar sozinho em próximas vezes...


E deixo aqui um apelo... que este tipo de discussões se tenham em lugar próprio pois não dignifica nem beneficia a classe (Enfermagem)expondo determinados assuntos a alheios... Dando azo a comentários de outras classes que deveriam olhar para dentro antes de reflectirem sobre o exterior.

8:29 da tarde  
Blogger Bracarense said...

O lema da candidatura do enf. Azevedo é: ‘Dignificar a enfermagem'???
Pois a sua abordagem e promessas (vagas e vazias de conteúdo) para convencer os enfermeiros portugueses a votar em si não podia ter uma natureza mais contrária a este lema de candidatura. A utilização da sua militância num partido, fosse qual fosse,é totalmente despropositada e inadmissível. Todos os enfermeiros podem ser militantes do partido que quiserem. Mas ninguém tem o direito de utilizar essa condição para alcançar a liderança da Ordem dos Enfermeiros. Afinal, depois, se for eleito, em nome de quem é que este enf Azevedo iria liderar a OE?
Neste ponto, esta carta e outras que o Enf Azevedo tem insistido em distribuir com o seu apelo ao voto dos enfermeiros do PSD, aliena todos os outros. O Enf Azevedo demonstra assim ser um elemento de desestabilização da classe.
E com esta acção deve ter perdido as eleições pois acredito que a classe vai acordar e perceber que tem que ir em massa salvar a OE de cair nas mãos de um personagem destes. Um artista de circo português no seu melhor. Que espectáculo triste. É assim que quer dignificar a enfermagem sr. Enfemeiro Azevedo? Dividindo a classe e confundindo partido político com a instituição de defesa e promoção das competências técnicas da profissão?

Pelo contrário, em contraste, a grandeza e elevação da actual Bastonária Maria Augusta de Sousa é indiscutível. Uma mulher que se tornou numa grande senhora cuja opinião e parecer é respeitado em todos os quadrantes da sociedade portuguesa e do sector da Saúde. Uma senhora que contribuiu, discretamente, com inteligência e com um grande sentido de responsabilidade, para estabelecer as estruturas de desenvolvimento da profissão. Contra ventos e marés. Elevou a condição formal da profissão ao mais alto nível e conseguiu lançar os processos mais complexos de reforço do papel dos cuidados de enfermagem em Portugal de que podemos destacar a CIPE em que somos pioneiros europeus e muitas outras grandes vitórias ao longo destes anos.
A OE está hoje preparada para ser um dos mais influentes agentes do SNS. Foi um trabalho árduo mas com resultados concretos que só detractores míopes não reconhecem. Há, claro, um problema na profissão que apesar de todos os esforços pessoais da Bastonária, eclodiu e incomoda a profissão. O desemprego na profissão. Mas para o crescimento deste problema têm colaborado sobretudo as acções irresponsáveis das escolas de enfermagem e da multiplicação de licenciaturas autorizadas ao arrepio da OE que, de mãos atadas, assistiu, a partir de 2003, à eclosão de dezenas de novos cursos de enfermagem. Esse é um problema que não pode ser atribuído à Bastonária. E a sua posição neste ponto, sempre coerente, não deixa dúvidas: assume que não há excesso de enfermeiros e vai à luta. Luta com este governo como lutou com os anteriores no melhor interesse da profissão mas com um enorme grau de responsabilidade social. Uma grande senhora que não merecia um adversário tão pequenino. Vamos todos votar no dia 12/Dezembro.

8:44 da tarde  
Blogger cotovia said...

Locais apropriados

O senhor estratega (da campanha do senhor Azevedo?), acharia por bem, discutir esta matéria na loja maçónica mais próxima, na respectiva concelhia do PSD, na junta de freguesia do bairro da Amadora, na paróquia de bairro da reboleira.
Em nossas casas. Sim, em nossas casas.

Nos Locais Apropriados. Que o senhor Estratega aprovar.

Em boa hora, alguém decidiu trazer a este local a discussão da candidatura do senhor Azevedo. Esse emérito militante do PSD, a quem o futuro, quiçá, reserva uma carreira política brilhante.

Poder-se-à até dar o caso,de o senhor meneses decidir, eternecido, por tamanha dedicação, convidar o militante corajoso (? !!!) para um qualquer cargo partidário muito mais rentável. Longe da Ordem, e, portanto, menos penalizador da classe.

Quiçá!

Que o senhor meneses não se esqueça, também, de convidar o senhor estratega, afinal o grande animador desta discussão, para um qualquer cargo apropriado. Dentro da anunciada estratégia de profissionalização dos cargos do PSD.

12:56 da manhã  
Blogger Unknown said...

Não sou da campanha do Enfº José Correia Azevedo nem da Enfª Maria Augusta Sousa mas não entendo ,transparentemente falando, como só se fala do passado e presente político de um dos candidatos.
Além disso revolta-me ver aqui (penso que enfermeiros) jogadas eleitorais através de discursos demagógicos (que só o não são para quem desconhece por completo a realidada actual da Enfermagem)havendo locais bem mais próprios que este para serem discutidos, para mais com argumentos e discursos tudo menos imparciais e que revelam de maneira confrangedora a sua conotação.

Mas como digo...não vou discutir isso aqui...

E vêem, se fosse um apoiante "à azevedo e do "azevedo" segundo a vossa forma de ver a "coisa", já teria atacado a actual bastonária mas como não o fiz podem depreender duas de muitas coisas:
1- Ou não sou apoiante do Enfº Azevedo.
2- Ou os apoiantes do Enfº Azevedo e o próprio Enfº Azevedo não são como os pintam.

Agora...admiro-me a tanta importância que tenham dado a tal facto já conhecido de todos, revela um oportunismo político a roçar o imoral.

6:36 da manhã  
Blogger tonitosa said...

Os enfermeiros saberão escolher o candidato que considerarem mais apto a por "ordem" na sua Ordem. Independentemente das cores partidárias de cada um.
Não vou entrar nesta polémica do Enf. Azevedo ser ou não ser do PSD. Estou certo, porém, de que ele assumiu uma "declaração de interesses" que outros não assumem. E não me venham com candidatos "politicamente puros". E bem sabemos que não é assim.
Agora o que entendo, e só por isso faço esta intervenção, é que tão ridículas (?) como a atitude do Enf. Azevedo, são as intervenções daqueles que, neste espaço, fazem a ligação ao actual Presidente do PSD, com a deselegância de o tratarem por senhor meneses. (já agora fiquem a saber que é Menezes - com z).
Será que querem que o Saúde SA volta ao tempo em que alguns (poucos) assumiam críticas desrespeitosas para com outros?!

4:08 da tarde  
Blogger Unknown said...

Sim senhor.
Tudo "gente" íntegra, transparente e honesta...
Já agora, estamos a querer falar de quê? Política? NÃO OBRIGADO.
Nem consigo perceber como é que alguém poderá ser deste ou daquele (partido entenda-se). De um clube de futebol, ainda entenderia...
Quer dizer, até entendo, mas siga.
Porque é de um assunto de Enfermagem que se trata, tenho a dizer o seguinte: votarei naquele que me der maior segurança. Não sou do PSD, nem do PCP, nem mesmo do PS (apesar de ter votado neles - o quão desorientado estava, meu Deus). Serei daquele que melhor compreender os "problemas" da Enfermagem (e que não são nada poucos).
Tenho dito.
Já agora fica o link para um local onde se poderá falar destas coisas: doutoenfermeiro.blogspot.com

7:58 da tarde  
Blogger AC said...

O JA é PSD e a MAS é insenta???

10:25 da tarde  
Blogger Bracarense said...

O problema não é o Enf Azevedo ser do PSD nem do seu passado sindicalista (ambos os aspectos são legitimos e opções pessoais). O problema é a carta que as pessoas devem ler para entender o que se está a passar e as suas intenções desmascaradas (não leiam apenas estes comentários).

Há um candidato a Bastonário da OE que partidarizou a campanha. Que pretende associar a função da OE às estratégias de um partido. Que, assim, não hesitará em subjugar a OE aos interesses do seu partido quando este estiver no poder e que pode ser já em 2009.

Ninguém pode acusar a Enf.a Maria Augusta de ter subjugado a OE aos interesses de nenhum partido nem de uma visão ideológica. E ninguém teme que assim seja. A MAS lutou contra um governo PSD, em defesa dos interesses de elevação técnica e cientifica da enfermagem com resultados indiscutiveis: CIPE, o reconhecimento internacional no ICN e o facto de ser hoje uma figura respeitada em todos os quadrantes políticos dignifica a classe. A MAS luta hoje com um governo PS em defesa do Futuro da profissão. Em defesa de mais reconhecimento do elevado potencial técnico e científico da nossa profissão. E não hesita em defender mais oportunidades de emprego da enfermagem no SNS.

Pelo contrário, o Enf Azevedo, que gosta que lhe chamem doutor (será Doutorado?), assume, sem nenhum respeito pelos seus colegas, que quer chegar ao Poder na OE para impôr divisão e perseguição aos enfermeiros que não sejam do PSD. Leiam bem a carta, colegas!

Curioso é o cntrole que se faz em alguns blogues controlados pelo Enf Azevedo (o 'doutoenfermeiro' e o 'forumenfermagem'): neste momento não deixam ninguém registar-se para comentarem excepto eles próprios. Que espertinhos, não são?

Obrigado ao 'Saudesa' que assim demonstra ser um blogue plural e aberto ao esclarecimento da Verdade.

Vamos todos votar no dia 13/Dezembro. Sobretudo a malta do norte que conhece bem este 'doutor-enfermeiro' José Azevedo.

1:10 da manhã  
Blogger Unknown said...

Caro colega Bracarense penso que já ficou provado que a alegada falta de pluralidade dos sites/blogs que referiu não existe. Espero que reponha a verdade das suas afirmações.

Reitero o meu pedido: discutamos os assuntos em locais próprios até porque não sei o que pretende acrescentar ao debate ao fazê-lo neste local.

3:22 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Caro "Bracarense"
Já agora pode usar como exemplo dessa pluralidade e abertura democrática, o blog da sua própria candidata MAS, onde apenas são tolerados os comentários elogiosos. Todo o comentário neutro ou de outro sector é pura e simplesmente saneado à nascença. Um reflexo daquilo que se tem passado na OE durante estes longos anos.
Por isso não venha gabar as "virtudes" da sua candidata. Para isso, melhor seria fazer como JA e fechar o blog a comentários. Daria um aspecto mais honesto à "coisa".

10:03 da manhã  
Blogger manecas said...

'magistral estratega', 'hugo' e 'navarra', afinal porque querem impor a definição do que é local apropriado e local desapropriado? Este é um blogue livre e isento. E isso basta.

O Navarra quer confundir-nos? uma coisa é um blogue assumido como blogue de campanha eleitoral criado para esse propósito e que, evidentemente, publica comentários de apoiantes.
Outra coisa é tentar enganar as pessoas nesses blogues que o 'bracarense' indica que sendo, controlados pelo Enf Azevedo (e apoiantes), não o indicam em letras grandes na página de abertura e em todas as outras áreas do blogue. Ora, quando uma qualquer enfermeira os visita não se apercebe do enviesamento da discussão e é levada na 'conversa'. Estão a confundir as coisas ou querem-nos confundir?

É excelente que o 'saudesa' se tenha interessado por este tema. Provavelmente, neste momento, será o único blogue de temas de saúde que poderá ser verdadeiramente independente no que diz respeito às eleições na ordem dos enfermeiros.

Concordo com o 'bracarense'. O que está em jogo não são as opções pessoais dos candidatos mas uma declaração de querer utilizar a ordem dos enfermeiros para servir um propósito de um Partido. Ainda por cima um partido que quer privatizar toda a saúde e que assume e defende que há enfermeiros a mais e até tentou, e tentará, reintroduzir os AUXILIARES DE ENFERMAGEM para servir oe mlehores interesses dos privados da saúde.
Qual é a posição do enf azevedo? vai contrariar o seu partido se for bastonário? vai contrariar os interesses do lobbies que apoiam o seu partido para enfraquecer as profissões da saúde em defesa dos seus interesses economicistas?
Acordem Senhoras enfermeiras!!!

12:45 da tarde  
Blogger Unknown said...

Não vamos discutir isenção do Saúde SA porque nem é isso que está aqui em causa mas, não posso deixar de referir, que acho muito estranho que em tantos posts tão poucos,se não mesmo o único( e peço desculpa se estiver a ser incorrecto pois só "frequento" o Saúde SA há pouco mais de 4 meses) tenham sido dedicados à enfermagem e logo o que foi... foi desta forma, não se discutindo propriamente enfermagem mas mais propriamente a "polémica" por um dos candidatos ter assumido a sua "cor" política nos moldes já aqui expostos .

Daí que assuma este não ser o local mais apropriado para discutir isto sob pena desta campanha eleitoral assumir contornos de instrumentalização da classe bem mais obscuros do que os evidenciados pelo EnF José Azevedo (pois se os assumiu deixa à partida bem patente, para todos, que a haver qualquer futuro apoio, da parte dele, a medidas desvantajosas para a classe de Enfermagem, por parte do PSD, ele será severamente criticado pois ele fez questão de o evidenciar assumindo-se seu militante) pois digam o que quiserem... não serão isentos na medida em que muitas das propostas que ambos os candidatos apresentarão futuramente terão grandes implicações na Saúde em Portugal ou não fosse a Enfermagem o maior grupo profissional da Sáúde, e ao termos este tipo de discussões em blogs, digamos, estrangeiros, está-se a abrir o jogo dando trunfos a afversários.

Não estou contudo a dizer que é a Enfermagem contra todos, nem pensar nisso, mas parte das nossas reivindicações não são consensuais para outros grupos profissionais e como é óbvio nesses campos há que manter alguma discrição.

Corporativismo? Não... Defesa dos direitos e deveres

2:42 da manhã  
Blogger Unknown said...

Ah e já me esquecia... como ditam as regras do bom Português (para o comentador manecas) Deve dizer-se senhores enfermeiros e não enfermeiras...obrigado

2:44 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home