sábado, dezembro 15
Contribuidores
Previous Posts
- MT à TM
- HHs EPE, resultados 3.º tri / 07
- Eleições OM, 2.ª Volta
- Incertezas
- Suborçamentação
- Fábrica da Gripe, esfumou-se
- quatro questões
- Tabu
- Face Sports
- Hospital Pediátrico Coimbra
Jornais Nacionais
Jornais do Planeta
4 Comments:
Soraia Chaves, não tem um genotipo West (não sei o que isso é)...mas tem muito do Sul.
A "new wave of portugese marketing" é, acima de tudo, a exorcização do Sul, enquanto sinónimo de mediterrâneo, e a exaltação do West, fortemente atlantista, da american way of life, do self made men...
A renegação do Mediterrâneo - assim de uma penada - que foi a "alma mater" de toda a nossa viagem civilizacional pelos tempos(grega, romana, islâmica e mais recentemente judaico-cristã), doí e deixa-nos - em termos de herança social e cultural - paupérrimos.
A afirmação que não somos um País mediterrânico, somos um "País tipo mediterrânico", do estilo das imitações do mau queijo da Serra, deixou-me deprimido.
Quem leu Fernand Braudel, esse grande historiador do Mediterrâneo, que não se limitando a olhar para um mapa tipo guia Michelin, definiu o espaço mediterrânico como: "...onde começam e acabam as oliveiras" e ouve tiradas promocionais do tipo vendedor de banha da cobra, cora (fica pletórico) de vergonha.
Não pretendo rasgar a História, nem renegar as minhas raízes civilizacionais.
Não quero alinhar no European´s West Coast, como destestei e achei de mau gosto o recente conceito "Allgarve", cujos resultados promocionais desconheço.
Mas gosto de Soraia Chaves, e acho-a uma boa legenda para o País.
Porque é uma linda mulher, bonita, de raça euro-caucasóide, sub-tipo mediterrânico. Terá, com certeza, sangue berbere (estamos pejados dele em Portugal) a correr-lhe pelo esbelto corpo...
Portanto, quanto à proposta, apoiado.
Um remoque final.
Espero que dentro desta lógica promocional que, para conseguir inovação se sente autorizada a atropelar tudo (incluindo as raízes históricas), os Hospitais não tenham de mudar de nome e finalidades, como p. exº. "Great Health House of Green Coast" e transformarem-se em condomínio para gente saudável, carecendo de descanso e férias.
Porque olhar para os modelos promociais da European's West Coast, e pensar em "diseases", será o mesmo que "cuspir na sopa".
Não é?
O que estamos a precisar é de férias e descanso. Que é a mais "vendível" mistura que conheço...!
A PAROLADA PASSOU A FAZER PARTE DA WEST COST
WEST COAST é um conceito estafado reproduzido por tudo o que é sítio, velhinho como ao Rui (Costa):
THE CAPE WEST COAST
link
The wildest side of New Zealand
the West Coast Tasmania's wilderness
link
Só faltavam os mais parolos da UE: os TUGAS. Bem representados pelo senhor Pinho da economia, um perfeito modelo west coast e o senhor primeiro ministro, josé sócrates, o homem de plástico, enquadrável em qualquer costa.
Também concordo que a Soraia é uma excelente escolha. Sugiro mesmo o lançamento de uma nova campanha denominada a "Costa da Soraia".
Fabulosa costa onde ninguém desdenharia navegar.
A campanha promocional da imagem de Portugal foi apresentada por Manuel Pinho, ministro da Economia, homem de estilo impar, estatura west coast a condizer, personagem do jet set, da cassete pirata, associada ao mundo da descoberta e inovação tecnológica.
O conceito de Portugal Europe's West Coast, criado por um tal de Pedro Bidarra (quiçá algum descendente do famoso Bandarra), pretende diminuir o défice existente em relação à percepção da imagem do país no exterior.
Sendo Portugal, cada vez mais, reconhecido no exterior, através de nomes que dão a cara por esta campanha como José Mourinho, Mariza, Cristiano Ronaldo, Joana Vasconcelos (tudo grandes vultos da ciência e da cultura. Já que o Saramago se pirou para Espanha,era preciso fazer qualquer merda para apagar a má imagem de Portugal no estrangeiro: casos Casa Pia; Apito Dourado; Mães de Bragança; desaparecimeno de joana, madeleine Mccann, maiores taxas da UE: desemprego, abandono escolar, iliteracia, incidência do HIV/Sida,etc, etc.
Mas, afinal, quando é que este Governo faz alguma coisinha pelos portugueses?
Simplesmente: BOA!
Enviar um comentário
<< Home