terça-feira, agosto 5

HH EPE, relatórios contas 2007


Hoje pretendi consultar os Relatórios e Contas dos Hospitais EPE de 2007 link
Verifiquei que a informação disponível no site dos HH EPE, refere-se a 26 HHs: Centro Hospitalar Tâmega e Sousa, EPE; Centro Hospitalar de Lisboa Central, EPE; Hospital São Gonçalo, EPE; Hospital Infante Dom Pedro, EPE; Centro Hospitalar do Barlavento Algarvio, EPE; Centro Hospitalar Cova da Beira, EPE; Hospital Santo André, EPE; Hospital Garcia de Orta, EPE; Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia, EPE; Centro Hospitalar de Coimbra, EPE; Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental, EPE; Hospital Geral Santo António, EPE; Centro Hospitalar do Médio Ave, EPE; Centro Hospitalar do Alto Ave, EPE; Hospital Senhora da Oliveira, EPE; Hospital Espírito Santo, EPE; Centro Hospitalar Trás-os-Montes e Alto Douro, EPE; Centro Hospitalar do Porto, EPE; Hospital São Sebastião, EPE; IPOFG Porto, EPE; Hospital São João de Deus, EPE; Unidade Local de Saúde de Matosinhos, EPE; Centro Hospitalar do Alto Minho, EPE; Hospital de Santa Marta, EPE; Hospital Distrital Figueira da Foz, EPE; IPOFG Lisboa, EPE .

Nesta altura do campeonato (agosto 2007), não está ainda disponível informação dos relatórios de contas de unidades importantes, como Santa Maria, Hospital de São João, Centro Hospitalar Médio Tejo, Centro Hospitalar de Setúbal, Centro Hospitalar Baixo Alentejo, IPOFG Coimbra, Hospital Pulido Valente, HNSR, São Teotónio. Situação que se repete todos os anos. Não está disponível no referido site, por exemplo, qualquer relatório de contas do Hospital de São João (2003/04/05/06). Não há relatórios do Hospital de Santa Maria (2003/04).
Certamente haverá várias e boas razões para estes atrasos e omissões.
Sob o ponto de vista do utilizador estas falhas são decepcionantes, exemplo acabado da nossa incapacidade de levar a cabo projectos de informação da saúde consistentes.

Etiquetas:

7 Comments:

Blogger Tá visto said...

É de facto confrangedor o elevado grau de irresponsabilidade, laxismo e compadrio que continua a verificar-se na administração pública. A permissividade com que sucessivos ministérios aceitam que hospitais, como são os casos do S. João e Stª Maria, não prestem contas em anos sucessivos mostra como os nossos governantes continuam a mal tratar a “res publica”. Não pode haver um pau e duas medidas no que respeita à accountability financeira dos hospitais, há que dizê-lo. Muitos de nós fomos críticos relativamente às contas apresentadas pelo grupo Mello no Amadora-Sintra mas, pelo menos, houve números que puderam ser escrutinados pela entidade reguladora. E relativamente aos hospitais EPE aqui apontados? Quem nos pode garantir que não existe um descalabro financeiro de todo o tamanho que, com a conivência do poder político, se procura esconder do Tribunal de Contas e da opinião pública?
A facilidade com que se continua a proceder a exercícios de prestidigitação financeira no seio da contabilidade pública é inaceitável num Estado com uma vivência de mais de 30 anos de regime democrático. Então na Saúde, onde por dever profissional estamos mais atentos, a sensação que se tem é que as contas que são divulgadas publicamente tanto podem ser aquelas como outras quaisquer. A situação do copo meio cheio ou meio vazio, consoante o interesse de quem faz a leitura dos números não pode continuar sob pena do exercício público cair de vez em descrédito.

1:34 da tarde  
Blogger Joaopedro said...

Disponibilizar informação dos hospitais EPE com rigor e a tempo e horas cumpre vários objectivos.
O mais importante é o contributo para credibilizar este projecto.
Informação incompleta, aos bochechos, tira e põe, só serve para alimentar a legião de criticos ditos neoliberais que até hoje, nunca viu uma folha de informação do Amadora Sintra.

4:45 da tarde  
Blogger tambemquero said...

O desmazelo também é perceptível nos erros ortográficos que ninguém corrige.
Logo no primeiro hospital da lista está escrito Centro hospitalar do Tâmea, EPE, em vez de Tâmega.
Um pequeno pormenor, dirão...
Um pequeno pormenor que ninguém corrige semana após semana.
Mais importante são as dificuldades referidas pelo Xavier.
Assim, não vamos lá!

5:57 da tarde  
Blogger rezingão said...

A ACSS deveria, de facto, ser mais célere na publicação dos Relatórios e Contas. Sejamos, contudo, razoavelmente, justos. O quanto se avançou nos últimos anos... O prestígio da rede pública sai beneficiado com rigor, transparência e celeridade. Até por comparação com o dinâmico e pujante sector privado:

HPP Saúde
O último Relatório e Contas, online, refere-se a 2006.
Não está disponível o Relatório e Contas de 2007
http://www.hppsaude.pt/hpp2004/PDF/rc2006HPP.pdf

José de Mello Saúde
Já se encontra disponível, online, o Relatório e Contas de 2007
http://www.josedemellosaude.pt/resources/JMS/Relatorio_contas/RC_JMS2007.pdf

Espírito Santo Saúde
Os Relatórios e Contas não se encontram disponíveis online
http://www.essaude.pt/

Grupo Português de Saúde
Não tem disponíveis, online, Relatórios e Contas
http://www.gpsaude.pt/gps/Menu/Institucional/GPSaude/Apresentacao/

Hospital da Trofa
Não tem disponíveis, online, Relatórios e Contas
http://www.hospitaldatrofa.pt/gca/index.php?id=280

Hospital da Cruz Vermelha
Não tem disponíveis, online, Relatórios e Contas
http://www.cruzvermelha.pt/cvp_t/mapadosite.asp

Clínica de Santo António da Reboleira
Não tem disponíveis, online, Relatórios e Contas
http://www.clisa.pt/

Dr. Joaquim Chaves - Laboratório de Análises Clínicas
Não tem disponíveis, online, Relatórios e Contas
http://www.joaquimchaves.pt/

Hospital Particular de Lisboa
Não tem disponíveis, online, Relatórios e Contas
http://www.hpl.pt/apresentacao/

SAMS
O último Relatório e Contas, online, refere-se a 2005.
Não está disponível o Relatório e Contas de 2007
http://www.sams.pt/files/dossier/104/RelatorioContas2005.pdf

PT ACS
Não tem disponíveis, online, Relatórios e Contas
http://www.ptacs.pt/page.aspx?idCat=1361

11:00 da tarde  
Blogger saudepe said...

Quanto se avançou nos últimos anos...
Tem razão quanto a este ponto.
Mas não chega.
Devemos ser exigentes quanto a este ponto.
Basta comparar com o NHS: No 1.º trimestre de cada exercício a informação do ano anterior é toda publicada.

As práticas do sector privado não servem de exemplo para o sector público com financiamento suportado pelos nossos impostos.

11:13 da tarde  
Blogger rezingão said...

Caro saudepe tem toda a razão. Permiti-me apenas ironizar com o reporte online do sector privado porque um clima de permanente desconfiança e suspeição degrada a imagem do SNS e não ajuda a encontrar o exacto e indispensável caminho do rigor e do profissionalismo. Todos lamentamos que a ACSS não possa ir mais depressa fixando como metas os níveis de desempenho e de controlo de gestão que já se praticam no NHS. Comparamos, contudo dois sistemas com “idades e experiências” muito diferentes (1949 com 1979). Por outro lado, só agora (sobretudo com Ana Jorge) se investiu num processo claro de aposta na rede pública. É fundamental investir no desenvolvimento de competências, quer na ACSS quer na rede EPE, no sentido de apoiar e melhorar a gestão. Tudo indica que, também em 2008, iremos ter contas equilibradas na saúde com significativas melhorias do desempenho assistencial. Seria bom que em 2009 pudéssemos estar a conversar sobre este tema durante o mês de Abril.

11:36 da tarde  
Blogger tonitosa said...

É pena que o Xavier, só agora se tenha apercebido daquilo que várias vezes aqui comentei e que não recebeu (vá lá saber-se porquê) qualquer interesse ou relevo! A publicação dos Relatórios e Contas dos HH EPE's (e dos HH SPA, é bom que se diga) ou não é feita ou surge tardiamente (e a más horas).
E até já se viu um Relatório e Contas ter sido retirado do site "hospitaisepe" depois de ter sido publicado! Como dizem os nossos irmãos brasileiros, o Relatório sumiu (HIDP-Aveiro).
Sempre entendi que o Relatório e Contas é a verdadeira peça de Informação (se for devidamente elaborado e sem contabilidade criativa) sobre a actividade desenvolvida pelas empresas. E não é por acaso que, as empresas cotadas em bolsa vêem, normalmente, o valor das suas acções ser afectado pelos resultados económico-financeiros assim divulgados.
A crítica que agora se faz peca por defeito. Efectivamente até há bem pouco tempo eram ainda pouco mais de metade os Relatórios e Contas de 2006 publicados no site dos hospitais EPE (ACSS).
E, talvez, não há mais de um mês (frequentemente visitei a página) pouco mais de metade dos relatórios de 2006 estavam disponíveis.
E bem vistas as coisas, o número apurado pelo Xavier não é proprimante correcto. Há relatórios relativos a apenas dois meses de actividade (Fevereiro)de hospitais que estão depois nos Relatórios dos Centros Hospitalares (contam duas vezes?).
Sobre alguns resultados, também já me pronunciei e muitas ilacções se poderão tirar. Muito para além das "gralhas" há mesmo erros que podem apontar-se.
E outras conclusões interessantes: como a de "pensarmos" que determinados gestores andam a pé e outros continuam a receber remunerações muito para além das dos seus pares.
E analisar dívidas a fornecedores e longos prazos de pagamento, enquanto volumosos fundos estão "depositados", é também um exercício importante.
Enfim, acho que não devo dizer, de momento, nada mais sobre este assunto.

11:54 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home