segunda-feira, agosto 4

Temos Ministra


A verdade é que a fotografia pode valer mais do que mil palavras .
(…) O leitor José Manuel de Carvalho Oliveira reclamou há mais de um mês ao provedor acerca do tratamento dado pelo PÚBLICO à imagem da ministra da Saúde, Ana Jorge: "Não pude deixar de notar (...) que ela aparece repetidamente com a mesma fotografia, olhando de soslaio (...). Ora, o olhar de soslaio, que todos nós fazemos de vez em quando, pode dar a ideia de pessoa menos franca, o que é algo desagradável". O provedor tem vindo a confirmar a constatação: ainda na passada quarta-feira essa foto surgia duas vezes, nas págs. 9 e 48 (o que, aliás, contraria as regras básicas de produção de um jornal).
Em todas estas ocorrências, a direcção do PÚBLICO, confrontada pelo provedor, reconhece erros de edição.
"Sobre a ministra, explica J.M.F., desmentindo qualquer intenção depreciativa por parte do jornal: "O leitor tem razão, mas isso passa-se sobretudo com as fotos que habitualmente designamos como 'micros', grandes planos a meia coluna (...). No arquivo do jornal a que os gráficos têm acesso directo, há apenas três caras de Ana Jorge em boas condições de reprodução (...). Essa é a melhor, mas é pouco. Esta última semana, em que houve mais noticiário de saúde, foi pedido à editoria de fotografia que disponibilizasse mais fotos (...)".
Livro de Estilo: "Sempre que sejam tiradas fotografias em momento diferente daquele a que se refere o texto, deve ser utilizada a palavra 'Arquivo' para que esse facto seja claro aos olhos dos leitores". Joaquim Vieira Provedor do leitor, JP 03.08.08, pág.39

A justificação de JMF é frouxa. Decorridos seis meses, o JP tem apenas três caras da Ministra da Saúde?
A referida foto apareceu pela primeira vez na edição do JP n.º 6515 de 01.02.08, dois dias depois da tomada de posse, a ilustrar uma caixa com seis conselhos à recém empossada Ministra da Saúde: 1. – Parar para pensar (João Moura, Câmara de Cantanhede; 2- É melhor falar menos (MD, APAH); 3- Não recuar nas reformas (MD, APAH); 4- Ouvir as populações (Victor Almeida, APME); 5- Não fechar sem abrir alternativas ( MD, APAH e Jacinto Oliveira OE); 6- Não investir apenas no INEM (Victor Almeida, APME).
Na mesma edição cinco páginas sobre os projectos assinados por Sócrates. E na edição do dia seguinte mais do mesmo e o subsídio de exclusividade que Sócrates não recebeu.
Desde então a foto tem sido utilizada repetidas vezes pelo JP e outros órgãos de comunicação.

A Saudesa procurou contornar o desagradável da foto legendando-a. Justificado o soslaio, cumpridos seis meses de Governação, posso dizer, não sem alguma surpresa: Ainda bem que Ana Jorge decidiu meter-se nesta camisa de sete varas (governação da saúde). Os resultados não enganam: Temos ministra.

Nota: Ficamos a aguardar as novas micros do JP com a Ministra da Saúde.

Etiquetas:

2 Comments:

Blogger Tá visto said...

Este é um truque jornalístico que alguns usam com mestria para diminuir a imagem de figuras públicas perante os leitores em geral. Pelos vistos não causou estranheza a JMF que tenha sido utilizada sempre a mesma foto de Ana Jorge para compor as notícias no jornal que dirige. Foi preciso o Provedor do Leitor chamar-lhe a atenção para, se dar conta que, passados seis meses da posse, só possui três caras da Ministra em boas condições para reprodução sendo esta a melhor, imaginem-se as outras. Não se admire pois JMF que seja com o mesmo olhar de soslaio que Ana Jorge exibe que cada vez mais leitores olham a proclamada isenção noticiosa do Jornal Público.

10:00 da manhã  
Blogger Joaopedro said...

Em Portugal não se assistia desde o tempo de Paulo Portas no Indy, a uma campanha tão agressiva de ataque sistemático e despudorado a uma figura pública (José Sócrates).

Várias razões poderão estar por detrás destes excessos jornalístico. As dificuldades económico finançeiras do JP anteriores a esta miserável campanha poderão ser uma delas.

Este "pequeno" pormenor da foto da ministra (uma foto pode valer mais que mil palavras), ilustra bem o grau de rigor e isenção do JP sob a batuta de JMF.

10:15 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home