domingo, março 29

UE à boleia


A EU é acusada (Jades Surowiecki) link de andar à boleia dos EUA. Receosos da hiperinflação, confortavelmente protegidos (sistema de segurança social), os europeus acreditam que a iniciativa da resolução da actual crise cabe à América, ou seja, alancar com os respectivos custos .
Vale a pena ler .

Etiquetas:

1 Comments:

Blogger e-pá! said...

"WHITE PEOPLE with BLUE EYES..."

A "bolha" que inflou, durante os gloriosos anos dos milagres financeiros, em Wall Street, N.Y., trouxe um boom financeiro aos States. Não foi?

Quando "rebentou" propalou os resíduos tóxicos acumulados à economia real...e a todo o Mundo.

A UE, embora não esteja isenta de pecado, procura respostas concertadas e estratégias próprias como demonstra a sua presença na Cimeira do G 20, neste fim de semana, em Londres.

A UE não vai à boleia, primeiro porque ainda ninguém "arrancou", mas colocou-se no estribo para não perder o comboio...com estratégia própria - não necessariamente coincidente com a americana.
Basta ser convergente. Temos sistemas sociais diferentes.

O célebre homem da Escola de Frankfurt - Walter Benjamin - um filósofo e analista das crises passadas (americana) recomendava:
“trust, calm, and health”...

Em 2009, o presidente em exercício do G-20 - Inácio Lula da Silva -referiu-se à crise, endereçando esta pouco filosófica, mas incisiva, "mensagem" aos americanos, através do anfitrião da Cimeira (Gordon Brown):
"This crisis was caused by the irrational behaviour of white people with blue eyes, who before the crisis appeared to know everything and now demonstrate that they know nothing...

Na verdade, duas filosofias distintas, em dois tempos filosóficos diferentes... e, num contexto diplomático, menos preconceituoso, mais directo,
mais aberto e, também, mais duro...

Os salamaleques estão demodeés...

9:45 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home