quinta-feira, maio 7

Gripe A em rescaldo

foto NYTimes, trabalhadores da saúde examinam passageiros Mexicanos no avião acabado de aterrar em Xangai.
Ultrapassados os momentos iniciais de grande ansiedade, a evolução da situação tem demonstrado que "o vírus não contém alguns dos factores associados às anteriores pandemias, espelhando aquilo que usualmente é visto na gripe sazonal". link link link

Entre nós, o MS apressou-se a nomear uma equipa de acompanhamento da gripe.
link
A Ministra da Saúde, Ana Jorge, após o regresso da reunião extraordinária dos ministros da Saúde dos países da UE 27, não se tem poupado a esforços com pontos de situação diários sobre a evolução da crise .
link
O zelo da equipa do MS, atingiu o zénite com a proibição dos profissionais da DGS de gozar férias neste período, decretada por Francisco George (só ultrapassada pelas autoridades chinesas de Xangai da foto acima).
link

Casos confirmados: Áustria (1), Alemanha (10), Canada (201), Colombia (1), Coreia do Sul (3), Costa Rica (1), Dinamarca (1), EUA (896), França (5), Espanha (81), Hong Kong (1), Holanda (2), Irlanda (1), Israel (6), Itália (5), México (1.112), Nova Zelândia (5), Polónia (1), Portugal (1), Sâo Salvador (2), Suécia (1), Suiça (1) e UK (32) . link link
Mortes: México (42), EUA (2).
Mapa da gripe: link

Etiquetas:

6 Comments:

Blogger tambemquero said...

Em jeito de Balanço linkThe World Health Organization said there is no sign that the virus mutated or adapted into a more virulent form.

.../ Across the country, there have been instances of what some have called overreaction. Fort Worth's entire school district closed after a single case of swine flu. Emergency rooms reportedly have been swamped by people complaining of a cough. Administration officials said healthy people should still go to graduation events, ride public transportation and so on.

12:17 da manhã  
Blogger e-pá! said...

A gripe A H1N1, como era prevísivel, começa a dar indícios de migração para o hemisfério Sul, onde está a começar o Inverno...
Tal facto, não justifica qualquer abrandamento da vigilância epidemiológica instalada, num Mundo em que a mobilidade das pessoas por terra, mar e ar, é algo de virtiginoso.
O equador não é uma barreira física...intransponível!

10:49 da manhã  
Blogger tambemquero said...

Associação de Hospitalização Privada acusa ministério de falta de coordenação
A Associação Portuguesa de Hospitalização Privada (APHP) acusa o Ministério da Saúde de falta de coordenação com os hospitais privados no combate ao vírus H1N1. Já o presidente Federação Nacional de Prestadores de Serviços de Saúde considera que não faz sentido envolver os privados nesta questão.
O presidente da APHP, Teófilo Leite, acusa o Ministério da Saúde de falta de coordenação com os privados no combate à gripe A.
O responsável lembrou, em declarações à TSF, que o único caso confirmado até hoje foi detectado numa unidade privada, no hospital da CUF e que só depois disso, o Ministério da Saúde decidiu reunir-se com algumas instituições privadas, estando o primeiro encontro agendado para esta quarta-feira.
«Foram convocados alguns dos nossos associados para tomarem conhecimento de algumas directivas que vêm do ministério e Direcção-Geral da Saúde. [Mas] poderia ter havido melhor coordenação e utilização dos serviços da APHP», sublinhou Teófilo Leite.
No entanto, o presidente da Federação Nacional de Prestadores de Serviços de Saúde, Armando Santos, não partilha destas críticas e entende que por enquanto não faz sentido envolver os privados no combate ao novo vírus da gripe.
«As estratégicas em casos destes, [de gripe A], são da responsabilidade do Ministério da Saúde e da Direcção-geral de Saúde não entraram em contacto connosco, mas penso que também para já não têm motivo para o fazer», considerou.
Uma fonte do hospital da CUF, a unidade privada onde surgiu até agora o único caso confirmado de gripe A, adiantou à TSF que o hospital esteve sempre em contacto com o Ministério da Saúde.

TSF 06.05.09

Cá temos alguns da complementariedade a reivindicar protagonismo.

11:09 da tarde  
Blogger DrFeelGood said...

Acabaram-se as borlas para a estudantada dos EUAlinkOne of the most direct consequences of the H1N1 flu in the U.S. has been schools sending students home and closing their buildings after confirming one or more cases of the flu. CDC guidelines have been recommending that schools close for as long as 14 days in such situations and some 400 U.S. closings have been announced.
But today, Health and Human Services Secretary Kathleen Sebelius (pictured with acting CDC Director Richard Besser) said the government was dropping that recommendation.

11:25 da tarde  
Blogger Clara said...

O novo virus H1N1 virus que se espalhou recentemente por todo o mundo parece afectar especialmente a população jovem.

No México, sete em dez das casos de pessoas infectadas com o novo virus e que desenvolveram sintomas suficientemente graves para serem tratadas em hospitais, tinham menos de trinta anos.

O quadro da doença nos EUA apresenta-se similar.
A média dos casos confirmados até à data (643) é de dezassete anos de idade.

11:47 da tarde  
Blogger tambemquero said...

Ponto de situação da evolução do vírus da gripe A feito pela Ministra da Saúde - 06/05/2009.

A situação da infecção pelo vírus da gripe A em Portugal não sofreu alterações, continuando a não existir casos suspeitos ou em investigação.

A partir do fim desta semana, o Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA) tem capacidade para desenvolver com autonomia toda a investigação laboratorial de identificação do vírus H1N1.

Os reagentes que o permitem fazer foram entregues ontem ao final do dia ao INSA. Os profissionais estão agora a prepará-los para serem utilizados. Todo o processo deve estar concluído no final desta semana.

Apesar de ter agora capacidade de autonomia na identificação do vírus da gripe A, Portugal continua em contacto permanente com as organizações internacionais e restantes parceiros europeus e atento às orientações dos mesmos.

O Ministério da Saúde vai continuar a prestar todos os esclarecimentos sobre a situação em Portugal, realizando conferências de imprensa sempre que existir necessidade.

A equipa de acompanhamento da gripe do Ministério da Saúde continua a reunir diariamente, monitorizando permanentemente a evolução da gripe.

Lisboa, 6 de Maio de 2009

12:13 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home