segunda-feira, maio 4

Gripe A

foto NYTimes
Segundo peritos do CDC, a severidade do surto parece não ultrapassar a da gripe sazonal, no entanto os americanos andam empenhados em alterar hábitos de molde a evitar o risco de contágio. link

Entre nós, a DGS disponibiliza no seu site informação bem elaborada e de fácil consulta sobre a anunciada pandemia.
Não faltam orientações técnicas para os profissionais de saúde:
a) Definição de caso: Pessoa que reúna os seguintes critérios clínicos e epidemiológicos link
b) Procedimentos a adoptar pelos Serviços de Saúde perante a identificação de um caso para investigação link
c) Triagem e referenciação de doentes para investigação link
d) Fluxo de doentes para triagem que se dirijam directamente a um dos 4 Hospitais de Referência no Continente link

Casos confirmados: Áustria (1), Alemanha (9), Canada (140), Dinamarca (1), EUA (402), França (4), Espanha (57), Holanda (1), Irlanda (1), Israel (4), Itália (5), México (866), Nova Zelândia (6), Portugal (1), Suiça (1) e UK (27) . link link
Mapa da gripe: link

Etiquetas:

7 Comments:

Blogger tambemquero said...

Ponto de situação da evolução do vírus da gripe A feito pela Ministra da Saúde, Ana Jorge - 02/05/2009.

Portugal continua a não registar casos confirmados de infecção do vírus da gripe A.

Aguarda-se ainda o resultado às amostras actualmente em investigação no Centro de Referência da Gripe da OMS, em Londres.

A paciente está clinicamente bem, no seu domicílio.

Este caso encontra-se sob investigação porque existiu um resultado laboratorial positivo para um vírus da gripe do tipo A, não sazonal.

Os procedimentos adoptados estão de acordo com o definido pela Organização Mundial de Saúde.

O actual nível de alerta pandémico, o nível 5, significa que existem um ou mais pequenos surtos no mundo com transmissão pessoa-a-pessoa limitada. Neste nível, cabe aos Estados conter o novo vírus em focos limitados, para retardar a sua disseminação.

Relembra-se que só há risco de infecção com o novo vírus da gripe em casos em que as pessoas se deslocaram recentemente a áreas afectadas.

Perante sintomas sugestivos de gripe, e a circunstância já referida de deslocação a áreas afectadas, o Ministério da Saúde aconselha aos cidadãos que contactem com a Linha de Saúde 24 (808 24 24 24) e sigam as recomendações feitas pelos profissionais de saúde.

O Ministério da Saúde agradece a colaboração dos meios de comunicação social na divulgação da informação, de forma rigorosa.

Caso não se registem alterações à evolução da infecção em Portugal, o próximo ponto de situação decorre segunda-feira, no Ministério da Saúde, pelas 18 horas.

Lisboa, 2 de Maio de 2009

Portal da Saúde

1:19 da manhã  
Blogger Joaopedro said...

Abençoada gripe.

11:19 da manhã  
Blogger Antunes said...

O Sócrates vai começar a pensar que está a ficar para trás e ainda decide desencaminhar um doente da vizinha Espanha para Portugal.

1:34 da tarde  
Blogger tambemquero said...

Está confirmado o primeiro caso português de contágio com a gripe A H1N1, anunciou a ministra da Saúde, Ana Jorge. Trata-se de uma portuguesa de 31 anos que passara por uma zona infectada no México e está em casa de quarentena.

Apesar disso, a responsável pela pasta da Saúde sublinhou que “esta gripe não é um fenómeno inesperado” e que “a senhora esteve sempre clinicamente estável e nunca fez nenhuma medicação antiviral”.linkJP 04.05.09

1:42 da tarde  
Blogger Joaopedro said...

Uma vez mais, os meus parabéns ao Xavier pela manutenção desta excelente informação sobre o surto da gripe.

8:22 da manhã  
Blogger Hospitaisepe said...

A Ministra da Saúde realiza um novo ponto de situação sobre a infecção pelo vírus da gripe tipo A na terça-feira, 5 de Maio, pelas 14 horas, no Ministério da Saúde.
Portal da Saúde

Vai haver anúncio de mais casos, certamente.
E mais elogios (?) para os órgãos de comunicação, que em relação a esta matéria, desta vez, têm cumprido a deontologia com rigor.

8:32 da manhã  
Blogger tambemquero said...

A ministra da Saúde afirmou hoje (05.05.09) que não existem casos suspeitos da gripe A H1N1 em Portugal e que as duas crianças internadas no Hospital D. Estefânia não apresentam qualquer critério que levante suspeitas do vírus, apresentando antes uma doença respiratória aguda.
linkJP 05.05.09

5:01 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home