sábado, maio 2

Mercado de genéricos

Infarmed
.../ Com a política de promoção dos genéricos no topo da agenda, o secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Francisco Ramos, quer que os médicos sejam mais sensíveis ao factor preço, na hora de passarem as receitas. Tal poupança, assegura Francisco Ramos, libertará recursos para «acolher a inovação terapêutica» no sistema de Saúde. TM 04.05.09 link

Oportuna a promoção do SE, uma vez que o mercado de genéricos parece atravessar um período de dificuldades como atestam os dados do quadro acima.
link
.../ No entanto, haverá ainda muito por fazer. Isso ficou bem à mostra, no passado dia 28, a partir das posições críticas assumidas por médicos presentes nas terceiras Tertúlias do Alto... A quem o patriarca das farmácias, João Cordeiro, deu mais alguns argumentos, para continuarem a prescrever medicamentos de marca.

Oportuno também o estudo da consultora Premivalor encomendado pela Apogen (Associação Portuguesa de Genéricos), que conclui: Genéricos são mais baratos em Portugal do que em outros países”, de acordo com o JP, link ou “Genéricos mais vendidos são mais caros cá”, segundo o JN link
Efectivamente, o Omeprazol e a Sinvastatina, campeões de vendas, com 30,8% do mercado de genéricos nacional (Jan/Fev 09), têm preços mais elevados no nosso país em relação aos países de referência.

Dado o que de mau tem acontecido este ano em relação ao medicamento, daqui em diante vai ser necessário ponderar muito bem as medidas a desenvolver pelos diversos intervenientes de molde a evitar desacreditar mais o mercado dos medicamentos genéricos.

Etiquetas:

2 Comments:

Blogger DrFeelGood said...

A meta dos 20% de quota de mercado tarda em acontecer.
Com crescimentos negativos de 22% este objectivo "jamais" será alcançado.
Esta prioridade da agenda de FR é tardia e albardada à pressa. Condenada portanto ao fracasso mais que certo.

12:12 da tarde  
Blogger Antunes said...

Fica sempre bem fingir que se apresenta algo de novo nestes vernisages da moda.
A responsabilidade sobre o desastre em que se tem convertido a política do medicamento, cabe a este governo, especialmente, o que está a acontecer com o mercado de medicamentos genéricos.

1:43 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home