sábado, julho 11

Gestão Estarola (2)

Demos aqui conta da Gestão Estarola do Hospital de São João e da decisão de construir um hospital pediátrico, contra o que se encontra previsto no planeamento de saúde, lançando, para o efeito, mão da Campanha do Joãozinho com galas e chamadas de valor acrescentado à mistura. link link

De trapalhada em trapalhada, é notícia hoje do DN que a administração do Hospital de São João se viu forçada a anular o contrato (ilegal) realizado com a empresa de eventos (organizadora da gala) no valor de 450 mil euros, que obrigava a concurso público.
link

Em grande destaque, no site do Hospital de São João, continua a poder lêr-se a seguinte terna mensagem : Gala "Um Lugar para Todos" Coliseu do Porto : “Assistiu-se no dia 24 de Junho, no Coliseu do Porto, pelas 22h, a uma Gala memorável que trouxe até à comunidade hospitalar artistas de renome como sendo o tenor José Carreras e Blind Boy of Alabama.”
link

Infelizmente, a boa gestão é só para alguns.

A requerer a atenção da senhora ministra da saúde, num dos intervalos dos seus comunicados da gripe.

Etiquetas:

11 Comments:

Blogger Unknown said...

Acho bem a divulgação de intervenções, como a do João Semedo, na AR, a esquerda.net agradece. Já agora o Xavier podia divulgar a não menos importante intervenção de José Sócrates nas comemorações dos 30 Anos do SNS, pode incluí-la a partir de sapo vídeo, ou da página http://www.socrates2009.pt/Conteudos/Noticias/Garantir-o-Servico-Nacional-de-Saude.aspx.
Finalmente, uma constatação. O silêncio ensurdecedor que mereceram as comemorações dos 30 Anos do SNS, aqui no BLOG como na imprensa em geral com excepção da TSF e RTP. Afinal nada melhor que ignorar intervenções como a de Josep Figueras ou António Barreto. Afinal é habitual ouvir da boca de um pessimista como o Barreto, dizer que o SNS é a "jóia da coroa" da democracia portuguesa.

2:59 da tarde  
Blogger Joaopedro said...

Face ao estrondoso fracasso desta campanha, o que a administração do Hospital de São João tem a fazer é recuar na intenção de construir o Hospital Pediátrico do Norte. Deixando esta decisãopara a senhora Ministra da Saúde.

5:22 da tarde  
Blogger cotovia said...

Porque é que a gestão dos Hospitais (públicos e privados) está cada vez mais parecida com a gestão dos Clubes de Futebol!...

5:28 da tarde  
Blogger DrFeelGood said...

Caro Tavisto

Achei o discurso de José Sócrates sem novidades e com pouca convicção.

7:25 da tarde  
Blogger tambemquero said...

MEDICAMENTOS A investigação ao aumento inesperado dos gastos do Estado com comparticipações de medicamentos resultou em seis participações criminais ao Ministério Público. A pedido do Ministério da Saúde, o Infarmed, a Administração Central do Sistema de Saúde e a Inspecção-Geral das Actividades em Saúde foram para o terreno passar a pente fino locais de prescrição e prescritores, farmácias e distribuidores de remédios. Nem o Infarmed nem o Ministério revelaram o fundamento das queixas-crime.

Semanário Expresso 11.07.09

Montanha pariu um rato.
Seis logistas vão acabar multados.

7:35 da tarde  
Blogger tambemquero said...

ALTOS

Haja quem consiga navegar através da borrasca que atingiu o Governo nas últimas semanas. Passou despercebida, mas eis que avança, finalmente, a venda em farmácias de medicamentos genéricos em unidose (ainda que, para já, apenas na região de Lisboa e Vale do Tejo).
semanário expresso 04.07.09

Esta boa notícia talvez seja resultado de um bom trabalho da assessoria de imprensa da senhora ministra.
Mas não havia necessidade.
Iniciativas destas só servem para baralhar mais o complexo mercado de medicamentos.

7:40 da tarde  
Blogger Tavisto said...

É polémica a construção de uma nova unidade pediátrica no H.S. João como foi polémico todo o processo em torna da edificação do designado Centro Materno-Infantil do Norte, visando substituir o vetusto e degradado Hospital Maria Pia, que culminou no arremedo de hospital pediátrico integrado no Hospital de Santo António. Quem ao longo dos anos acompanhou esta espécie de folhetim hospitalar nortenho, percebeu quanto os reais interesses da saúde das populações estão no nosso País sujeitos a quimeras político-partidárias. A construção desta unidade no H.S. João é o último capítulo de um processo enviesado que termina num empate técnico entre as duas grandes unidades hospitalares e duas derrotas, o Hospital Maria Pia e o conceito de tratar crianças fora de uma ambiente de adultos.
Quanto ao marketing em torno da promoção da imagem do H.S. João o que me parece estar em causa não é a iniciativa promocional em si mas o montante financeiro e, pelos vistos, também a forma pois as verbas envolvidas obrigavam a concurso público de adjudicação. E digo não estar em causa a iniciativa, porque se trata de comemorar o cinquentenário do hospital e, há que dizê-lo, faz todo o sentido que se procure divulgar a imagem real de um hospital renovado procurando assim incutir confiança e maior aceitação junto da comunidade e, porque não, seduzir os profissionais estimulando-os a fazer mais e melhor. Agora, o marketing tem limites para além dos quais se transforma em propaganda no pior sentido da expressão. É que, pelo número e natureza das incitativas que se vão conhecendo, o hospital mais parece querer concorrer em termos de programa cultural com a Casa da Música ou com o Museu de Serralves, do que procurar fazer sobressair o mérito assistencial e de investigação científica da principal unidade de saúde universitária do norte do País.

11:29 da tarde  
Blogger Unknown said...

E do Registo de Saúde Electrónico ( e conclusões acerca dele no recente e-saúde 2009) não se fala?

9:28 da manhã  
Blogger xavier said...

Caro Tavisto

O video da intervenção de José Sócrates nas comemorações dos 30 Anos do SNS é do Sapo. Não é possível, por conseguinte, a sua postagem aqui no saudesa.
No You Tube não encontrei gravação sobre o evento.


Quanto ao RSE,Manuel Pizarro garante que é para 2012.
Até lá temos tempo de analisar o que se passou no e-Saúde 2009.

3:37 da tarde  
Blogger Tavisto said...

Quem sugeriu que fosse divulgada a intervenção de José Sócrates nas comemorações dos 30 anos do SNS foi avicena e não eu. Em boa verdade não conheço a intervenção mas, vinda de quem vem, é pena não poder ser aqui postada.

8:32 da tarde  
Blogger xavier said...

É evidente que baralhei os nicknames.
Interessante que não fui eu só a cometer o mesmo erro.
Um abraço para os dois.

9:56 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home