segunda-feira, abril 4

A liberdade de escolha, a excelência e porque não…a poeira?

Maioria das queixas na Saúde são contra privados… link
Os dados tornados públicos pela ERS são espantosos para o vulgar cidadão que lê e vê, assídua e pacatamente, a comunicação social portuguesa. Realmente, o ruído de fundo da comunicação social, acerca das inconformidades na prestação de cuidados de saúde, recaí primariamente sobre o SNS, raramente sobre instituições privadas e é praticamente inexistente contra os actores das medicinas alternativas.
Como tem sido possível atirar tanta poeira para os olhos dos contribuintes? Quais os motivos que forçam tamanha distorção?
Arrisco: “Mais Sociedade”…
link Aí, é “fabricada” a excelência [das instituições privadas] segue-se a “liberdade de escolha” que – no subjacente quadro neoliberal - levará ao encerramento de unidades do SNS.
De facto, a escolha está feita. É pré-fabricada. Consta de todas as cartilhas neoliberais.

E-Pá!

Etiquetas: ,

2 Comments:

Blogger El Unclo said...

Por falar em poeira... estes dados dão óptimas parangonas, mas a verdade é que as reclamações do SNS são processadas na sua quase totalidade pela IGAS (quase 50.000 em 2010), enquanto os privados encaminham as suas reclamações para a ERS. Daí a disparidade nos números.

11:16 da tarde  
Blogger e-pá! said...

A duplicação de instituições é um dos muitos vícios que tem o Estado...para diluir as "coisas" e responsabilidades e, finalmente, aumentar os custos.

De qualquer modo, o relatório do IGAS referente a 2010 link, relata 49.197 queixas na sua globalidade [incluindo as “não-registadas”!].

Isto é, o somatório referente aos cuidados primários e hospitalares.
As queixas na área hospitalar representam 62% da totalidade, logo, 29.500 queixas.
Agora, para encontrar a excelência é comparar o número de unidades hospitalares do SNS e as privadas.
Depois, como diria o Engº. Guterres, é só fazer as contas

7:41 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home