segunda-feira, dezembro 12

Pela hora da morte (2)

Paulo Macedo, levanta mais uma ponta do véu: «Depois de ter anunciado que as taxas moderadoras nas urgências vão duplicar, o Ministério da Saúde avança agora que o preço das consultas de especialidade nos hospitais também vai subir para dez euros já em Janeiro – o que significa que triplica o valor a pagar pelos utentes.» link

Por sua vez , «Passos Coelho diz que taxas moderadoras ainda podem crescer maisO primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, invocou hoje um acórdão do Tribunal Constitucional para afirmar que o Governo está "muito longe de esgotar o plafond de crescimento das taxas moderadoras" aplicadas no Serviço Nacional de Saúde.Questionado se os aumentos das taxas moderadoras que estão previstos não poderão deixar portugueses sem acesso à saúde, o primeiro-ministro respondeu que "não" e que "o Governo está absolutamente confortado com a proposta" feita pelo ministro da Saúde.»
link
---------------------

Se pensarmos que são os médicos de família os “prescritores” das consultas hospitalares, dificilmente se compreende que este brutal e estúpido aumento tenha por objectivo a moderação do acesso aos cuidados de saúde hospitalares.

O acordão do TC determina que o valor das taxas moderadoras não deve ultrapassar 1/3 dos custos dos cuidados que moderam. Assim sendo, as ditas podem triplicar à vontade que PPC não perde o sono. Trata-se de mais uma justificação velhaca do mais medíocre primeiro-ministro da república de todos os tempos.

Etiquetas:

1 Comments:

Blogger tambemquero said...

"Alguns portugueses passarão a fazer contas", diz João Semedo, deputado do Bloco de Esquerda e antigo administrador hospitalar. "Com aumentos tão significativos no público, o Governo está a conduzir a procura dos privados. E se esta não for a intenção é pelo menos a consequência e o Governo não desconhece isto", diz Semedo. link

12:28 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home