sábado, novembro 3

Saúde em refundação

“O Estado só deve fazer o que faz bem e deve fazer muito melhor aquilo que não pode deixar de fazer porque só a ele cabe a responsabilidade de providenciar”.
 Passos Coelho AR 31.10.12 
«O Governo irá claramente lançar, analisar, estudar e debater as vantagens de prosseguir o caminho da separação entre o público e o privado. Isso é refundação, isso são alterações estruturais do SNS, o qual tem de ser mantido no âmbito do Estado social»
Paulo Macedo AR 31.10.12
SIC: A operação “Refundar o Estado” inclui a privatização de Centros de saúde?
Paulo Macedo: Não. Nem sequer está em cima da mesa.Não há qualquer estudo ou referência a esse assunto.
SIC: Qual vai ser o contributo da Saúde para os tais 4 mil milhões de euros de cortes na despesa social do Estado ?
Paulo Macedo: Como já ouviram. As áreas sobre cujos cortes vão incidir mais não se inclui a Saúde . Isso já foi declarado. Mais uma vez a Saúde vai ser protegida. Por outro lado, a questão dos contactos que estão a começar a fazer, quer em termos de assessoria técnica quer com o próprio Partido Socialista, quer dizer que tudo está por desenhar.
Paulo Macedo, SIC, flash interview 02.11.12 link 

Segundo Paulo Macedo, a Saúde, mais uma vez, vai ser protegida e o PS contactado para participar nesta operação de ataque ao Estado Social. Aguardemos o desenho das alterações estruturais link e o que restará do modelo depois do desfecho desta operação de carnificina.
Nota: Quadro acima: JP 03.11.12. Dados sobre a Saúde incorrectos: Portugal: 10,7%; média países OCDE: 9,5% do PIB 2010. Achamos incorrecto apresentar dados sobre a despesa da Saúde em percentagem do PIB. US$ PPP percapita 2010: Portugal: 2728; média países da OCDE: 3268, US$ PPP percapita.

Etiquetas: ,