terça-feira, fevereiro 19

CSP, menos milhão e meio de consultas


Monitorização mensal da Actividade assistencial do SNS - Ano 2012 link
«Crescimento da utilização de consultas médicas dos cuidados de saúde primários: +311.997 utentes utilizaram os cuidados de saúde primários.» . Mais doentes, menos consultas:  -1.446.882 de consultas médicas. Este «crescimento da utilização» dever-se-à (?) à campanha de actualização das listas de utentes dos CSP em curso. 
O MS tenta iludir a hecatombe do atendimento dos CSP (menos milhão e meio de consultas) com esta habilidade do «crescimento da utilização»...

Etiquetas:

2 Comments:

Blogger Tavisto said...

No sentido de poupar dinheiro, muitos doentes evitam mercar consultas presenciais. Vão ao Centro de Saúde apenas para renovar receituário. Porém, mesmo sem contactarem o médico, têm de pagar cerca de 3 euros de taxa moderadora.
Para além do esbulho, chamar a isto uma consulta médica é o mesmo que contabilizar como refeição a intenção de comer.

9:12 da manhã  
Blogger e-pá! said...

Quadros, ovo e assobios ...

Nos CSP a derrocada não fica só pela diminuição de cerca de um milhão e quinhentas mil consultas. A derrocada estende-se, e de maneira preocupante, aos centros de atendimento permanente (diminuição de 26,3 %).
Conjugando estas 2 situações com o facto de as consultas médicas não presenciais representarem cerca de 1/4 da globalidade das consultas dos CSP, começa a 'nascer' uma terrível sensação de êxodo.
Dão-se alvíssaras a quem souber interpretar o que tem levado os 'utilizadores' (esta nova designação dos utentes poderá ter muito que se diga) a provocarem uma brutal queda da procura.
Não vale, neste exercício adivinhatório, atribuir responsabilidades aos aumentos das taxas moderadoras, à redução de apoios nos transportes, aos cortes cegos que estão tornando inoperacionais serviços, etc.
Estes números que até 'parecem' dar razão ao inefável SE da Saúde aquele que, perante a eminência de catástrofe, surge a perorar acerca da prevenção, como se tivesse descoberto o enigma do ovo de Colombo.
De facto, a 'leitura' destes quadros mais parece um assobiar para o lado. Enquanto não começa uma nova charla com: 'Grândola, vila morena'...

11:29 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home