terça-feira, março 12

Paulo Macedo, prá história


Já cumpri mais de duas décadas de hospitais. E muitos ministros da saúde: Leonor Beleza, Arlindo Cunha, Paulo Mendo, Arlindo Carvalho, Maria de Belém Roseira, Manuela Arcanjo, Correia de Campos, Luís Filipe Pereira, Correia de Campos outra vez, Ana Jorge e, por último, até ver, Paulo Macedo.
Acompanhei com entusiasmo o nascimento do Hospital de Vila da Feira.  O arranque dos hospitais SA. Hospitais EPE. E, mais recentemente, os Hospitais PPP. Todos com papel relevante na transformação da rede hospitalar do SNS.
Não faltaram episódios pitorescos como os administradores SA, arrebanhados por tudo que era sítio por LFP. Os "shows off" de CC frente aos meios de comunicação. A engonhice de Ana Jorge.
O melhor ministro da Saúde? Sem dúvida, Correia de Campos: Inteligente, preparado, empenhado servidor público.

Paulo Macedo, “um ministro contra a corrente”, como alguém já o definiu, à falta de melhor.
Uma trajectória política manchada por múltiplos e variados desaires: transplantação e dadores benévolos (inabilidade política), aumento abrupto das taxas moderadoras (pressão da troika), gestão dos hospitais (sem jeito nem arte), cuidados saúde primários (prioridade esquecida), milhões de euros de cortes a eito (sem estratégia a reboque da troika), prejuízo do acesso aos cuidados de saúde (à custa da subida abrupta, insensata, das taxas moderadoras). O rol é extenso.
Enquanto lança aos quatro ventos que a Saúde vai ser poupada (à sanha liberal dos seus colegas de governo, entenda-se), PM, o salvador do SNS, como a propaganda o quer fazer passar, parece entregue à sua sorte. Reforma dos hospitais? Falta de plano, tempo curto (vontade pouca) não auguram nada de bom (oportunidade desperdiçada). Extinção da ADSE ? A inginheira da luz não deixa (em defesa do negócio). Médico de família para todos os portugueses? O processo de expurgo parece embrulhado (acontece a quem não conhece e não sabe lidar com o terreno). Construção do Hospital de Todos os Santos ? Foi nomeado grupo de trabalho para estudar o tema (legislatura curta para a redenção). Reforma do medicamento? Indústria e farmácias arrasadas (mais cortes a eito).
Paulo Macedo, ministro da saúde, prá história ? Talvez, na decepção e arte de bem encanar a perna à râ

Etiquetas: