We Have a Dream
Economia Nacional vencedora antecipada
O clássico que este sábado coloca frente a frente FC Porto e
SL Benfica pode não decidir o próximo campeão nacional, mas vai, com toda a
certeza, parar o país de norte a sul. Prevê-se que 50 mil espectadores encham o
Estádio do Dragão, cerca de 4 milhões de espectadores acompanhem o desafio pela
televisão e que muitos outros também o façam pelo mundo fora, durante perto de
duas horas, ou não fosse este, provavelmente, o clássico mais importante dos
últimos anos. Marketeers e anunciantes "esfregam as mãos" de
satisfação com este cenário. Mais imprevisibilidade gera automaticamente mais
vendas.
Perante a actual conjuntura, quem, ainda antes do apito
inicial, já saiu vitoriosa deste desafio foi a economia nacional. Um estudo
realizado pelo IPAM nas vésperas do clássico que opôs, no final do passado mês
de Abril, "águias" e "leões" revelou que o derby teve um
impacto económico de 14,5 milhões de euros. Dado o poder mobilizador que o jogo
deste sábado terá face ao derby lisboeta, é de prever que este jogo faça parar
o país e, a par disso, mexer, e muito, a economia nacional.
Quando praticamente todas as marcas e sectores de actividade
lutam desesperadamente por estabelecer uma relação forte com os seus
consumidores, o mundo do desporto não precisa mexer uma palha para o fazer. O
velho ditado "podes mudar de casa, emprego ou de mulher... mas nunca de clube"
revela uma característica única que o mundo do desporto ainda não soube
verdadeiramente aproveitar.
Os consumidores de desporto são verdadeiros fãs que se
dispõem a fazer qualquer coisa para estar perto da sua marca: dormir uma noite
à porta do estádio para conseguir adquirir um bilhete; comemorar uma vitória
abraçando as pessoas que estão ao seu lado sem as conhecer de lado algum;
gritar, correr e chorar... tudo pela nossa paixão. Perguntem-se a vocês
próprios, de todas as marcas a que são fiéis, por quais delas alguma vez seriam
capazes de chorar. Revelador. Este estado emocional da relação entre os
consumidores e as marcas de desporto transforma-nos em verdadeiros fãs, capazes
de lutar e defender as nossas cores e paixões.
Se olharmos para os principais campeonatos europeus este
ano, verificamos três realidades distintas. Em Inglaterra (Manchester United),
Alemanha (Bayern de Munique) e Espanha (Barcelona) temos vencedores já
encontrados há várias semanas, o que retirou há muito o interesse pela competição.
Numa fase mais adiantada, também antes do final do campeonato, em Itália
(Juventus), e França (PSG), os vencedores estão também já encontrados,
retirando emoção às últimas jornadas.
Em Portugal, a duas jornadas do fim, tudo está ainda em
aberto, existindo até a possibilidade de só encontrarmos o campeão no último
segundo do campeonato. O sonho de qualquer marca ou marketeer. A economia
nacional agradece.
Daniel Sá, JP 11.05.13
Etiquetas: Desporto
1 Comments:
Como bem diz o aforisma, até ao lavar dos cestos ainda é vindima, máxima esquecida pelo Benfica e bem lembrada por Pinto da Costa ao não embandeirar em arco no final do jogo.
O Porto ganhou bem, ter a sorte do jogo ao marcar no prolongamento não lhe tira o mérito.
O Benfica mostrou ser uma equipe pusilânime sob o comando deste treinador. O "treme-treme" tornou a vir ao de cima em momentos decisivos.
Mas tudo isto é mais que nada face ao espírito de camaradagem da imagem aqui postada.
Enviar um comentário
<< Home