sábado, julho 13

Casos de tuberculose têm aumentado em Lisboa

«Os dados ainda são provisórios, mas indicam uma tendência de crescimento dos casos de tuberculose na cidade de Lisboa, constatou o director do Departamento de Saúde Pública da Administração Regional de Lisboa e Vale do Tejo, António Tavares, na apresentação de "Retrato da Saúde em Lisboa", um estudo que ontem foi apresentado no edifício dos Paços do Concelho. A subida do número de casos desta doença pode ser um sintoma da crise, disse. 
Desde 2002 que a taxa de incidência de tuberculose tem vindo a descer, quer em toda a região de Lisboa e Vale do Tejo (que inclui 52 concelhos), quer apenas no concelho de Lisboa. No ano passado confirmou-se a descida. Mas “em 2013 está a registar-se uma inversão desta tendência”, refere o documento, que ontem foi tornado público e que foi encomendado pela câmara para servir de base à construção do Perfil e do Plano de Saúde Municipal. 
Os dados citados por António Tavares, que é também delegado de saúde regional de Lisboa e Vale do Tejo, dizem respeito ao primeiro semestre deste ano e são ainda provisórios, mas apontam para uma taxa de incidência de tuberculose de 21,6 casos por 100 mil habitantes em Portugal continental, de 30 por 100 mil na região de saúde de Lisboa e Vale do Tejo e de 41 por 100 mil habitantes no concelho de Lisboa. Para António Tavares, este aumento de “pequenos surtos de tuberculose na cidade terá muito a ver com a crise”, notando que a pobreza leva ao aumento do risco de doenças infecciosas. A este factor podem somar-se “algumas ineficiências dos próprios serviços de saúde”, admite. 
Cerca de 25% dos novos casos de tuberculose ocorrem associados a doentes com sida, e cerca de 30% referem-se a estrangeiros. Em Lisboa, como no resto do país, a maioria dos casos notificados dizem respeito a homens entre os 35 e os 44 anos.» ...
JP 13.07.13

"Retrato da Saúde em Lisboa" link 
«Em Portugal, a taxa de Incidência de tuberculose foi de 21,6/100 000 habitantes e no território da ARSLVT de cerca de 30/ 100 000 habitantes, e no Concelho de Lisboa 41/100 000 habitantes (SVIG-TB; Dados provisórios, consulta a 3-6-2013; Denominador – estimativas da população residente 2011). Desde 2002 que esta taxa tem apresentado uma tendência decrescente quer na ARSLVT quer no Concelho de Lisboa. Contudo, em 2013 está a registar-se uma inversão desta tendência.» 
Apesar dos estudos publicados falta conhecer a verdadeira dimensão da catástrofe provocada na Saúde pela crise e pela política de cortes a eito.

Etiquetas: ,