sábado, janeiro 21

Trapalhada!


Segundo entendi da leitura de posts anteriores foi Correia de Campos, criador das PPP da Saúde, a apelar à participação dos privados na gestão e financiamento de unidades hospitalares do SNS. 
 Correspondendo ao apelo do ministro os privados investiram muitos milhões na criação de unidades hospitalares modernas, bem apetrechadas, com todas as condições de conforto e segurança. 
O modelo de PPP da Saúde no nosso país inclui, além da construção das instalações (contratos 30 anos), a gestão clinica (contratos dez anos). 
A renovação do contrato do Hospital de Cascais (gestão clínica) de acordo com o programa do governo estava dependente do resultado de estudos de avaliação levados a cabo por entidades competentes e independentes. 
Os estudos encomendados pelo Ministério da Saúde, deram razão ao projecto PPP da Saúde, reconhecendo que o modelo de exploração dos hospitais de acordo com a fórmula PPP se traduz em vantagens para o estado com manutenção da qualidade dos cuidados prestados. 
Surpreendentemente, quando se esperava que a decisão natural do ministro da Saúde fosse a renovação do contrato PPP, ACF decidiu a realização de Concurso Público Internacional. suportado nas recomendações da Unidade Técnica de Acompanhamento de Projectos (UTAP) . link 
Para Pedro Pita Barros esta decisão é “perfeitamente admissível e razoável”, até porque renovar automaticamente a PPP de Cascais “reduziria a pressão para uma boa gestão”. link 
A bênção dos habituais experts de serviço. 
Certo, para mim, é que estamos perante nova e complexa trapalhada.  Certo é que o governo e o ministro da saúde não honraram a sua palavra. 
Alguém pensou nos doentes e no impasse que esta decisão (dois anos de concurso) poderá causar na gestão da unidade de Cascais?  Alguém pensou no tempo e dinheiro, inutilmente desperdiçados, em consequência desta incompreensível decisão ? 
 Certamente, quando ocorrer o desfecho deste concurso (daqui a dois anos) dificilmente teremos ACF em funções, arrastado no naufrágio inevitável da geringonça, e ,uma vez mais, se cumprirá o ritual das más decisões dos nossos políticos com a culpa a morrer solteira.

Etiquetas: