terça-feira, abril 19

Queixas dos Utentes


Segundo dados do relatório do Gabinete do Utente de 2004 da Inspecção-Geral da Saúde (IGS), o número de queixas dos utentes nos hospitais SA aumentaram 43% em dois anos, passando de 5485 em 2002, quando ainda integravam o sector público administrativo (SPA), para 7854 em 2004 (link)

Do que é que estavam à espera !

5 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Os relatórios da IGS, valem o que valem.
O aumento das queixas deve ser analisado à luz do tipo de queixas, se o Xavier é Administrador hospitalar saberá que muitas vezes as queixas são de caracaca.
Mas dou de barato que o seu comentário terá razão de queixa no tipo de gestão utilizado.

12:13 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Há uma bomboca a rebentar, se não fôr feita a delegação de competências.
Isto são prioridades politicas e administrativas, antes de pôr o carro à frente dos bois.
Estou para saber como vai correr a repristinação do 157/99 de 10 de Maio, com as implicações dos actos administrativos e legais realizados à luz do 60/2003 de 1 de Abril, entretanto revogado e com o qual não concordava, mas a pressa de mostrar trabalho é inimiga do bom senso em administração.
Vi o relatório da IGS, posto cá fora antes de ter conhecimento quem de direito,refiro-me à questão das taxas moderadoras. Está a tornar-se um hábito!

12:27 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

A maioria das queixas referem-se à falta de informação aos doentes.
Este aspecto é descurado em quase todos od hospitais do SNS.
Informação sobre as consultas, os MCDTS, o estado de saúde de um familiar, o horário das visitas, a medicação a tomar (informação escrita).
Alguns hospitais têm manuais de atendimento. O seu conteúdo é muitas vezes inadequado ou insuficiente. A sua distribuição é por vezes interminente.
O problema da fiabilidade da informação está intimamente ligada á qualidade dos sistemas informáticos.

11:50 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Queria corrigir dois erros:
" os hospitais" em vez de od hospitais.
"intermitente em vez de interminente.
De acordo com a lei os hospitais devem facultar aos doentes toda a informação clínica solicitada, nomeadamente em relação aos exames e análises de diagnóstico efectuadas.

2:18 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Estou mais descansado.
Não eram por má prática do pessoal, eram devido a má colocação das placas de sinalização.

8:08 da tarde  

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