sexta-feira, junho 24

Avaliação dos Hospitais

Os sistemas de avaliação são indispensáveis para o controlo eficaz dos procedimentos hospitalares validados, redução de custos e melhoria da qualidade das prestações.
Alguns grupos de hospitais dos EUA utilizam Programas de Avaliação baseados em inquéritos periódicos para apuramento dos procedimentos utilizados pelos hospitais no tratamento de três patologias: ataques cardíacos, insuficiência cardíaca e pneumonia.
A análise das respostas a estes inquéritos permite concluir que os tratamentos validados para estas doenças são frequentemente trocados por técnicas que envolvem procedimentos com custos mais elevados e de eficácia duvidosa.
Por exemplo, uma das perguntas feitas aos hospitais é quantas vezes os pacientes cardíacos recebem aspirina quando são admitidos (o que está provado reduzir o índice de morte em 23%). E quando têm alta se recebem uma estatina para reduzir os níveis de colesterol. A maioria das respostas aos primeiros inquéritos não refere a dispensa de aspirina nas admissões dos doentes cardíacos e responde positivamente em relação às estatinas dispensadas aos doentes com alta.
Todos os anos os hospitais são pontuados de acordo com as respostas dadas aos inquéritos. Comparando os resultados de uma série de anos é possivel verificar que nos casos em que as pontuações sobem em consequência da melhoria dos procedimentos, esta é acompanhada da redução dos custos e da mortalidade desses hospitais.