quarta-feira, junho 29

Preço dos Medicamentos


Atraso nos pagamentos determina aumento do preço dos medicamentos adquiridos pelos hospitais do SNS.
Os hospitais do SNS devem à Indústria farmacêutica cerca 667 milhões de euros, sendo o prazo médio de pagamento de 304 dias. A demora nos pagamentos aos fornecedores faz com que os preços dos medicamentos constantes das propostas apresentadas pelos laboratórios aos concursos públicos de fornecimentos hospitalares estejam empolados para suportar o atraso do Estado nos pagamentos. (link)
O primeiro orçamento rectificativo do XVII governo constitucional prevê uma verba de 1 800 milhões de euros para pagamento das dívidas a fornecedores. Este montante, no entanto, não é suficiente para "limpar" todas as dívidas anteriores a 2005.
Esta situação dos pagamentos em atraso não justifica, por si só, o facto de Portugal ter os preços de aquisição de medicamentos mais elevados da UE.
Efectivamente, estudos desenvolvidos pelo Infarmed e ANF, baseados em amostragens dos medicamentos com maior peso na despesa do Estado, comprovam que os seus preços são superiores aos dos seus equivalentes nos países de referência (Espanha, França e Itália).
Esta situação deve ser explicada, essencialmente, à luz do nosso sistema de regulação e fiscalização do medicamento.

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

O problema está no perfil de prescrição.
Reparem só comose abusam dos antibióticos em portugal( 27 doses diárias/1000 habitantes e na Holanda ( 10 doses diárias / 1000 habitantes )
É só 270% mais . Bonito .
Portugal é um paraíso para os laboratórios e para as famácias.
E o IVA vai subindo para compensar

10:58 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home