Um pequeno Ponto de Situação
Há mais de um ano que aqui no SaudeSA temos tentado, o melhor que sabemos e podemos, acompanhar a execução das políticas de saúde dos últimos três governos constitucionais. Não tem sido fácil mas temo-lo feito com gosto.
Ultimamente, as coisas têm sido mais fáceis, fruto da competente e dedicada colaboração de alguns colegas administradores Hospitalares que nos têm feito chegar os seus textos.
Nesta altura do campeonato queria agradecer a todos a preciosa colaboração e pedir que nos continuem a ajudar com os vossos conhecimentos e modo de sentir os problemas da Saúde:
claragomes, lm, avelino, francisca, joaopedro, ricardo, vivóporto, che, karlos marques, vizinho, victorherdeiro, carlos, mp, luisanobrega, anafigueira e mais alguns anonymous.
Dado o rumo que as coisas estão a tomar, entendemos que chegou a altura de cerrar fileiras em torno do ministro da Saúde, António Correia de Campos, mesmo que isso, nalgumas situações, nos custe bastante.
Contactos:
xavier51@netcabo.pt
xavier51@hotmail.com
Contactos:
xavier51@netcabo.pt
xavier51@hotmail.com
10 Comments:
As críticas construtivas vão continuar,como é evidente.
Espero que a discussão não fique fechada aos que não são administradores hospitalares.
Estamos de acordo ...
Só falta limpar alguns que nos fizeram a vida negra enquanto emprateleirados ...e sem motivos para isso!
A discussão estará sempre aberta a todos os que desejem participar. Só assim é que a discussão faz sentido.
Vão chover tachos?!
O pessoal do PSD durante o reinado do Luís Filipe Pereira esgotou o stock.
Ainda por cima acabou com as remunerações, regalias e privilégios tipo Arábia Saudita.
Isso dos tachos foi chão que deu uvas.
Continuam a chover prateleiras.
Eu entendi o que o Xavier quis dizer.
Cerrar fileiras para não deixar passar mninguém à frente.
Não meus caros colegas AH. Não podemos continuar a mendigar mais um lugar em qq hospital ou outros estebelecimento de saúde. Se temos valor, se somos capazes, então não temso que pressionar o Ministro CC para privilegiar os AH.
Não foarm os AH que antes de LFP ser Ministro e muitos oputros o serem (do PS ou do PSD) estiveram à frente dos Hospitais? E o que se vê: sistemas de informação zero ou quase zero. Competências em Gestão zero ou quase zero. Gestão financeira foi sempre ficar à espera do Orçamento do ano seguinte. Gestão económica, nem se fala (hoje em muitos SA's compram-se os mesmos produtos 25 a 30 por cento mais baratos do que há dois anos (eram os AH quem tinha geralmente o plouro das compras). Gestão de doentes foram ilhares de receitas não cobradas, por efeito da prescrição. Horários médicos cumpridos, nem pensar. Marcação de consultas com predomínio da cunha.
E muito mais. Era este o estado da arte (e infelizmente ainda há muito por fazer) mas com a nova política de CC dentro de breves meses estaremos de certeza pior.
Médicos ausentes era só quando lhes apetecia pois os Iates e o Golf não podiam ser dispensados...
O que se diz no comentário acima é muito discutivel e pouco demonstravel:
1º-Os AH (quase)não estão «à frente» dos hospitais desde o tempo da Leonor Beleza;
2º-Mesmo assim, imaginemos que a situação organizativa dos hospitais era má antes de LFP.Será melhor agora? Parece que os dados actualmente existentes dizem que não (remeto p.e.o Relatório Primavera do OPSS);
3º-Os AH que estiveram em lugares de CA antes de LFP auferiam menos de metade do salário que auferem os «gestores sa» e só andavam em automóvel do hospitais em deslocações oficiais (não tinham automóveis topo de gama com respectivo consumivel, para uso pessoal);
4º-Essa das aquisições com valor inferior em 25 a 30% é engraçada!
Refere-se às aquisições feitas sem qualquer concurso?Ou às que são feitas por recursos humanos admitidos nos hospitais sem qualquer concurso?
São 25 a 30% à custa dos principios da igualdade e da transparência?
Enviar um comentário
<< Home