quinta-feira, julho 14

Carta do Presidente da APAH



Quando cheguei a casa dei com a Carta do Presidente da APAH (datada de 07.07.05) na caixa do correio. Além de várias referências simpáticas ao SaudeSA, que desde já agradecemos, o Dr. Manuel Delgado tenta responder de forma sucinta às questões enunciadas pelo Vivóporto (Link)
O presidente da APAH aceitou debater todos os pontos que lhe foram propostos. Cabe-nos definir o formato e a natureza nacional ou regional dos debates.
Para a próxima semana, vamos tentar falar com o Presidente da APAH de forma a dinamizar a realização das reuniões. Vou propôr debates regionais a iniciar na cidade do Porto. Agradeçem-se sugestões.
Um abraço
Xavier

20 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Nós também apreciamos a qualidade da SaudeSA.
Um beijo para o Xavier

11:27 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Bom trabalho Xavier.
Um grande abraço

11:41 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Afinal o Xavier é o Delfim do Manuel Delgado.
Há outros elementos da Direcção da APAH que não vêm com bons olhos esta ligação.
Os telefones não têm parado de tocar.

12:05 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Bom trabalho.
Um abraço.

12:50 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

De acordo.
Parabéns para o trabalho do Xavier

9:06 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Caro Xavier:

Se a carta do Dr. Manuel Delgado responde, ainda que sucintamente, às questões colocadas pelo Vivóporto...não seria correcto coloca-la aqui no blogg parea que todos tivessemos conhecimento do seu conteudo?

Cumprimentos!

10:28 da manhã  
Blogger xavier said...

Poderá ter acesso à carta utilizando o (link) disponível no "post"

10:32 da manhã  
Blogger xavier said...

Para quem estiver interessado poderei mandar cópis por mail/fax.

10:35 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Xavier, vamos com essa AG para a frente.
Porto?
è longe como o caraças ...
Coimbra fica a meio do rectangulo.
Talvez seja melhor.
Um abraço

10:53 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Eu acho que o Xavier é a pessoa indicada para ajudar a APAH a criar um Site capaz de manter a ligação eficaz entre a Direcção e os associados.

11:17 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Pelo tom da resposta do MD, poder-se-à inferir que não vale a pena fazer reuniões com os associados. São todos uns chatos. Passam a vida a discordar. E, assim, nunca se chega a lado nenhum.
Não caberá à APAH um papel de liderança trabalhando as várias posições de molde a conseguir os concensos possíveis?

11:38 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

O Xavier parece determinado a seguir com a reunião para a frente.
Na minha opinião o Xavier devia seguir o conselho do Vivóporto e deixar este tipo de actividade para APAH.
Na SaudeSA continuaríamos a discutir os problemas da carreira com o objectivo de aperfeiçoamento das nossas ideias.
Porque é que o Xavier não põe à votação este problema?

11:58 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

O MD diz que os AH são uns envergonhadinhos.
Que grande lata!

12:12 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Queremos uma Assembleia Geral descentralizada!

12:40 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Como as coisas estão acho que não vale a pena fazer qualquer reunião.
O futuro afigura-se negro.

1:49 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Reunião regional.

3:08 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Mas este pessoal não devia estar todo em greve ?

3:17 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Nesta altura do campeonato penso que a medida acertada seria o MD nomear um grupo de trabalho para estudar a carreira onde integrasse o Vivóporto e o Xavier (se eles estiverem dispostos a isso, como é evidente.

3:59 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

A proposta do comentário anterior não é impeditiva da realização da reunião.
Depois devemos avançar para reuniões da APAH regionais.
O Manuel Delgado tem aqui um manacial de informações para tomar algumas decisões urgentes.

4:15 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

A propósito da Carta do Exmº Presidente da APAH, apraz-me fazer os seguintes comentários:

1º Reconhecimento da importância de uma Carta de Conduta Ética para os Administradores Hospitalares de carreira. Penso que sim, que é importante avançar-se com a criação de um documento desta natureza tão rápido quanto possível;

2º Programa da APAH para o triénio 2004-2007 (1º trimestre). Quando a Direcção da APAH foi eleita certamente não previa o fim do Governo PSD-PP, a realização de eleições e a eleição de um novo Governo por maioria absoluta, do PS. Não previa igualmente a nomeação como Ministro da Saúde do Prof. Correia de Campos. Numa análise SWOFT, as ameaças e oportunidades ao modelo de gestão hospitalar e à carreira foram radicalmente alterados. Justificar-se-á, por isso, a revisão do programa da Direcção da APAH, a submeter a uma Assembleia-geral Extraordinária tendo em vista legitimar a Direcção para os novos desafios (novas oportunidades, novas ameaças);

3º Parece-me de capital importância, neste contexto, que a APAH defenda um modelo de GH e proponha as alterações à carreira de AH que julgar adequadas. Julgo que a APAH não se deve remeter a uma posição apenas reactiva, nesta matéria, mas proactiva.

4º É importante por isso que os AH, em Assembleia, cheguem a um consenso quanto ao modelo de GH e de carreira de AH que querem e mandatem a Direcção para o(s) defender(em) (ao sistema de gestão e ao modelo de carreira);

5º Pessoalmente, independentemente da actual conjuntura de crise económica e financeira que o país vive e a necessidade de implementar medidas de rigor que só reforçam o que penso, devia defender-se:

5.1. A racionalização do sistema de gestão dos Serviços de Saúde:
a) criando tantas ULS, EPE quantas as necessárias, com direcção colegial, presididas sempre por médicos, e com todos os elementos obrigatoriamente com formação pós-graduada em Administração Hospitalar ou em Administração de Saúde, nomeados com base em confiança política;
b) os HH e os CS deviam ser administrados por um Director Hospitalar ou Director de Saúde, licenciados e com pós graduação em Administração Hospitalar ou em Administração de Saúde ou em áreas reconhecidamente equivalentes, pela ENSP ou não. A sua nomeação deve ser feita por concurso, nos termos previstos (futuramente) para o pessoal dirigente;
c) Todos os lugares de direcção intermédia (Direcção de Departamentos ou Serviços não clínicos e CRI,s, p.ex) obrigatoriamente desempenhados, com a designação de Directores-adjuntos, por profissionais da carreira de Administração Hospitalar, mediante concurso, dentre os AH integrados no quadro único da carreira de AH (esta a manter com os requisitos de ingresso e de acesso actuais, com os necessários ajustamentos decorrentes das alterações acima propostas);

5.2. Desenvolver em todos os serviços de saúde (HH e CS) e a todos os níveis a aplicação de instrumentos, regras e métodos de gestão empresarial (independentemente de o serviço em questão ter ou não a forma ou natureza empresarial);

6º Regista-se com agrado a reafirmação dos compromissos da Direcção a APAH relativamente ao poder. Nem outra coisa seria de esperar.

O facto de algumas ou até todas as ideias aqui defendidas não irem de encontro ao modelo actualmente em vigor não me parece que constitua qualquer óbice. Não temos de nos acomodar ao poder. Não temos de nos acomodar às ideias dos outros. Devemos ter ideias e lutar por elas. Para hoje, para amanhã ou para daqui a 48 anos, se for preciso.

Um bom fim de semana a todos.

4:37 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home