quinta-feira, outubro 13

MNSRM


Eu bem dizia...
E, os preços do MNSRM vão subir ainda mais!
Olha logo com quem, com a Indústria Farmacêutica.

Agora as lojecas pensavam que vender medicamentos era o negócio da China mas estão a braços com o problema da distribuição. Pensavam que os laboratórios lhes entregavam 5 tostões de medicamentos todos os dias à porta do estabelecimento. Ainda não se aperceberam que é um negócio de escala, que implica estruturas bem organizadas a montante.

Ainda, fazendo futurologia, havemos de ver notícias de aspirinas vendidas na candonga, em quiosques e bazares; ao dobro do preço, claro.

Resumindo, vantagens desta medida, para a população, como me fartei de dizer, serão pouco mais de nenhumas.
Mário de Sá Peliteiro
Sobre o preço dos MNSRM. Suponhamos que 1 MNSRM custa 80 euros (preço industrial) e 20% de margem da farmácia (passando por cima do custo de distribuição). Se a indústria aumentar o preço de 80 para 100 euros, bem podem os comerciantes (mesmo os das novas lojas) baixar as suas margens – que esse MNSRM custará sempre mais do que quando tinha preço fixo. E, para aqueles que não têm vivência empresarial, vale a pena lembrar que as margens comerciais (das farmácias ou das novas lojas) não são lucros. É com essas margens que as farmácias e as novas lojas pagam as rendas, os móveis, os ordenados - e os impostos ao Estado.
A SONAE, que é uma organização poderosa, fez as suas contas e desistiu de criar uma rede de lojas autónomas (com insígnia própria), tendo optado por criar pequenas ilhas no meio dos hipermercados para os MNSRM e, mesmo assim, com muitas outras categorias de produtos a fazer-lhes companhia. Há coisas na vida que não se conseguem ultrapassar tendo como argumento “sou ministro de um governo com maioria absoluta”.
Luís Oriente

3 Comments:

Blogger ricardo said...

A Associação Nacional de Farmácias (ANF) está a ser investigada pela Autoridade da Concorrência, devido à existência de suspeitas da prática do crime de cartelização. A investigação, segundo o Correio da Manhã, foi motivada por delcarações do presidente da ANF, João Cordeiro, sobre o aumento de preços nas farmácias à noite.
DN

11:27 da manhã  
Blogger helena said...

A avaliar pelo número de posts e interesse da SaudeSA, a guerra do medicamento vai animada.
A equipa de CC está a desenvolver um esforço notável na implementação de um pacote de medidas com o objectivo de controlar a despesa do SNS com a aquisição de medicamentos.

Duas vítimas desta guerra (processo) se perfilam no horizonte:
- os utentes quepassam a pagar cada vez mais pela aquisição dos medicamentos.
- O crescimento do mercado de genéricos, cujo potencial fazia prever um grande desenvolvimento a curto prazo.

4:59 da tarde  
Blogger Peliteiro said...

Amigo Xavier:
Estava eu a ler este texto quando ele me pareceu familiar. Eis senão quando vejo o meu nome.
Então não se manda um mail, não se faz um link?
E o contraditório, se o houvesse?
Abraço.

12:21 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home