terça-feira, outubro 11

A Pandemia avança

À espera da mutação do H5N1

As notícias, avisos, informações e contra informações sobre a pandemia da gripe das aves sucedem-se.
Já sabemos que o H5N1 é altamente virulento, matando num curto espaço de tempo milhões de aves. Não se transmite, ainda, facilmente entre humanos, condição para a ocorrência da esperada Pandemia(link)
As últimas, referem que o H5N1 terá sido detectado (morte de aves) na Turquia e na Roménia (dados ainda não confirmados neste último país)(link)
Face ao espectro de uma pandemia - o coordenador das Nações Unidas para a gripe das aves, alertou, hoje (11.10.05), para o facto de o surto mundial vir a ocorrer "um dia, embora não se saiba quando - devemos, continuar a preparar-nos dados os meios pouco eficazes de combate de que dispomos (vacina e antivirais). (link)

3 Comments:

Blogger xavier said...

O Observatório Nacional de Saúde estima que pelo menos 25% da população portuguesa venha a ser afectada pela gripe das aves caso ocorra uma pandemia.



Os cenários são traçados tendo por base a ideia de que a epidemia atingiria todas as zonas do país ao mesmo tempo e com igual intensidade, sendo que os idosos e mais novos seriam a população mais atingida.
Em declarações à rádio Renascença o director-geral de Saúde diz que a actual situação não representa um motivo para alarme e confia na disponibilidade dos veterinários portugueses, caso se confirmem casos da doença em Portugal.
Diário Digital

5:36 da tarde  
Blogger xavier said...

Afinal não há, por enquanto, confirmação de que a gripe das aves tenha chegado à Roménia. As análises feitas à possível presença do vírus no país deram todas resultados negativos, anunciou a Comissão Europeia, que não prevê medidas de embargo contra Bucareste.
TSF on Line

10:36 da tarde  
Blogger xavier said...

Nesta fase, segundo a DGS, «existe infecção humana com um novo subtipo de vírus, mas não foi detectada transmissão pessoa-a-pessoa ou, no máximo, houve situações de transmissão para contactos próximos»

Portugal encontra-se na fase três do período de "alerta pandémico" devido à gripe das aves, que visa "a detecção atempada, declaração e resposta a casos adicionais", disse à Lusa fonte da Direcção-Geral de Saúde (DGS).

A classificação consta do Plano de contingência para pandemia de gripe, documento elaborado pela DGS e que contém "as medidas preparatórias para fazer face a uma pandemia".

Segundo fonte da DGS, Portugal encontra-se em período de "alerta pandémico", nomeadamente na fase (três) em que "existe infecção humana com um novo subtipo de vírus, mas não foi detectada transmissão pessoa-a-pessoa ou, no máximo, houve situações de transmissão para contactos próximos".

Nesta fase os objectivos fundamentais de saúde pública passam por "assegurar a rápida caracterização do novo subtipo do vírus e a detecção atempada, declaração e resposta a casos adicionais".

Em Bruxelas, o comissário europeu para a Saúde afirmou hoje que a Europa tem de estar preparada para a eventualidade de uma pandemia, ligada à gripe das aves ou outro vírus, e instou os estados- membros a tornarem esta questão prioritária.

Markos Kyprianou falava após a Comissão Europeia (CE) ter recebido a confirmação que o vírus da gripe das aves detectado na Turquia é o da estirpe mais perigosa, o H5N1, e poucas horas depois de a Roménia também ter confirmado um vírus da gripe das aves no país, igualmente "às portas" da União Europeia.

O comissário reconheceu a "grande preocupação" de Bruxelas relativamente à hipótese de uma pandemia de gripe, ligada a este vírus ou a outro.

"Pode ser daqui a muito tempo, pode ser amanhã. Por isso temos de estar permanentemente preparados", advertiu, acrescentando que, por essa razão, é fundamental que esta questão "se torne uma prioridade para todos os estados-membros", e que estes façam "os investimentos adequados" a nível de prevenção.

O comissário cipriota voltou a insistir na necessidade de os estados-membros irem tomando medidas - nomeadamente através de acordos com laboratórios - no sentido de um aumento da capacidade e rapidez de fabrico de vacinas para o caso de surgir uma pandemia, assim como um reforço do stock de anti-virais.

No âmbito da aquisição de medicamentos contra o vírus da gripe das aves, Portugal comprou fármacos para proteger cerca de 25 por cento da população, o que vai custar ao Estado 22,58 milhões de euros.

O medicamento encomendado é o Oseltamivir (substância activa), referenciado como o mais eficaz contra as estirpes virais.

Fonte da DGS adiantou à Lusa que o medicamento deverá chegar a Portugal no próximo ano, pois vários países fizeram idênticas encomendas e apenas um laboratório é responsável pela sua comercialização.

A vacina contra o H5N1 ainda não é conhecida e, segundo as autoridades de saúde, a vacina contra a gripe "normal" que todos os anos atinge milhares de pessoas, não confere qualquer protecção contra o vírus da gripe das aves.

Contudo, a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda a administração desta vacina aos grupos de risco, isto porque "a prescrição indiscriminada da vacina comprometeria a disponibilidade de vacinas para os grupos populacionais que dela mais beneficiariam", segundo a DGS.

A vacina contra a gripe deve ser administrada durante o mês de Outubro e os "grupos prioritários para a vacinação" são as pessoas com idade igual ou superior a 65 anos, os doentes com mais de seis meses de idade que sofrem de doenças crónicas, como cardíacas, renais, hepáticas, pulmonares, metabólicas (diabetes) ou neuromusculares (com risco de aspiração).

Também as pessoas com imunodepressão, os residentes ou com internamentos prolongados em instituições prestadoras de cuidados de saúde e os indivíduos sem abrigo são considerados de risco e, por isso, devem ser vacinados.

As autoridades recomendam ainda a vacinação de pessoas com contacto directo com os grupos de risco, como o pessoal dos serviços de saúde e de outros departamentos.

5:17 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home